Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Após um ano de dedicação, é tempo de colheita nos Vales da Uva Goethe

Compartilhe:
colheita-vindima-183

 

Berço da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, a paisagem atual no município de Pedras Grandes chama a atenção pelos extensos parreirais e o cultivo da variedade rara e típica desta região: a uva Goethe. Na tarde desta quarta-feira, dia 16, o vinhedo em frente à Pousada da Imigração foi o cenário escolhido para a colheita simbólica com acolhida especial da família Masiero, Prefeitura de Pedras Grandes e produtores artesanais.

O ato marca o ritual de início da safra e a proximidade com a realização da celebração da 11ª Vindima Goethe, que ocorre de 18 a 20 de janeiro, em Urussanga. “Já estamos recebendo turistas atraídos pela experiência de colher as uvas, degustar o vinho Goethe e desfrutar de muitos atrativos em nossa região. Nesta semana passaram já grupos de Florianópolis, São José e até Joinville. Estamos percebendo o interesse dos turistas em querer conhecer mais sobre a uva e o vinho Goethe, sua história, seus aromas e sabores. A expectativa é receber centenas de turistas até domingo devido as atividades nas vinícolas e também as ações na praça central e em restaurantes”, salienta a presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Giselda Trento Mazon.

Para o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, a Vindima é uma oportunidade de agradecer pela colheita e relembrar a trajetória da uva Goethe na região. “Nossos municípios têm sua história ligada ao plantio e a colheita da uva e nada mais justo do que prestarmos esta homenagem àqueles que se esforçam diariamente para manter viva esta tradição”, garante.

A mesma ideia é compartilhada pelo prefeito de Pedras Grandes, Vilson Tadeu Marcon. “Estamos muito felizes de realizarmos pela primeira vez esta colheita simbólica em Pedras Grandes. A história dos dois municípios foi construída junta, pelas mãos dos primeiros imigrantes que chegaram até a nossa região e relembrar toda essa história por meio da uva e do vinho Goethe tem um grande significado”, explica.

A Vindima Goethe 2019 inicia nesta sexta-feira, dia 18, com missa às 18h30min, na Igreja Matriz de Urussanga, em referência ao Padroeiro dos Vitivinicultores, São Vicente, para abençoar as mãos que colhem. Em seguida, na Praça Anita Garibaldi, ocorrerá a abertura oficial seguida de homenagens, entrega de troféus, tradicional pisa das uvas e tombo da polenta gigante feita pelo grupo “Amici della Polenta”, de Urussanga, encerrando com show da Orquestra Municipal de Urussanga.

A programação segue no sábado e domingo, dias 19 e 20, com ações nas vinícolas, atividades no entorno da praça central e pratos especiais nos restaurantes. Voo de balão, mostra história na vinícola Cadorin, venda de artesanatos e produtos coloniais, e exposições e manifestações artísticas são alguns dos atrativos. Destaque para a noite de sábado, quando Pedras Grandes trará atrações musicais e de dança para a praça de Urussanga.

A 11ª Vindima Goethe 2019 é uma realização da Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Prefeitura de Pedras Grandes, agência de turismo DS Travel, Epagri, Câmara de Vereadores de Urussanga e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Redação – Jéssica Pereira e Eliana Maccari

Deixe seu comentário: