Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Comitê Araranguá completa 17 anos pela preservação das águas no Sul catarinense

Compartilhe:
luiz-leme-presidente-do-comite-ararangua

Data é lembrada nesta terça-feira, 11, e expectativa é que 2019 seja um ano de diversas novas realizações.

Trabalhando a sensibilização da sociedade na busca pela preservação dos rios, lagos e lagoas de grande parte do Sul catarinense, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba comemora 17 anos nesta terça-feira, 11. Ao longo de mais de todo esse tempo foram realizadas diversas ações que, por sua vez, contribuíram para que a gestão da água fosse debatida em diversos setores de planejamento estratégico.

Para o presidente do Comitê, Luiz Leme, chegar aos 17 anos é resultado da mobilização de todos os membros. “Nosso principal papel é atuar pela preservação da água, buscando harmonia com o uso que a sociedade faz desse bem tão precioso. Todos contribuíram para que completássemos mais um ano de existência e, com certeza, continuarão firmes para que nossas ações sigam adiante. Com os recursos que temos, vamos trabalhar para nossas oficinas de capacitação darem certo e para que as metas do Plano de Bacias possam efetivamente sair do papel”, ressalta.

O vice-presidente, Sérgio Marini, acrescenta que, apesar das dificuldades, 2018 foi um ano de superação para o Comitê. “Conseguimos distribuir em torno de duas mil mudas de árvores na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, por meio do Projeto Ingabiroba; participamos da mediação de conflitos, que foram resolvidos de forma amigável; e conseguimos consolidar a Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR), que foi aprovada e aceita como Entidade Executiva”, complementa.

Integração dos afluentes do Rio Mampituba

Além disso, o Comitê já teve reconhecida a ampliação de sua área para os Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, passando para 22 municípios abrangidos, com mais de quatro mil quilômetros quadrados – todo o Extremo Sul catarinense e parte da Região Carbonífera.

“Um ponto bastante importante para toda a região, uma vez que, com isso, houve também um bom avanço na discussão junto ao Comitê gaúcho, sobre a elaboração do Plano de Bacias do Rio Mampituba, e a discussão das responsabilidades de cada Comitê no desenvolvimento das ações futuras para os processos de gestão”, completa a assessora técnica do Comitê Araranguá, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva.

Com essa integração, passam a fazer parte do Comitê Araranguá os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Sombrio.

Retomada das atividades

Com a liberação de recursos por parte do Governo do Estado neste fim de ano, o Comitê Araranguá está retomando os encaminhamentos das ações definidas no Plano de Bacias. “Em 2019 vamos focar na capacitação dos membros, para que reconheçam a importância do processo de gestão dos recursos hídricos e a articulação para proteção dos mananciais, bem como ações estratégicas e planejadas de educação ambiental em escolas e instituições, para que a sociedade continue reconhecendo o Comitê como um importante e articulador, sempre pensando na proteção das águas”, reforça Michele.

Em relação à mediação de conflitos, para 2019 se espera um considerável avanço no que diz respeito à atuação do Comitê. “Estamos nos organizando com mais estrutura e vamos atender as necessidades, principalmente no Ministério Público Federal”, afirma Marini.

Por fim, o que também deve ser concluído no próximo ano é o processo de outorga da água, já implantado em um projeto piloto no Sul catarinense. “Foi a ação mais importante do ano. A outorga está consolidada e definida, consideramos uma grande conquista para 2018, que terá prioridade para conclusão em 2019”, aponta o vice-presidente.

Aberto à sociedade

Interessados em saber mais sobre as atividades do Comitê podem acessar o blog: comitebaciaararangua.blogspot.com.br. Outras informações pelo contato (48) 3529-0312 ou email: comiteararangua@gmail.com.

Francine Ferreira

Deixe seu comentário: