Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Como manter a pele saudável no inverno? Dermatologista repassa cuidados na estação mais fria do ano

Compartilhe:
ana-carolina-burigo-lima-_

Baixa umidade relativa do ar, banhos quentes e falta de hidratação são alguns dos fatores que provocam o ressecamento da pele durante o inverno. Enquanto as pessoas adequam a rotina para lidar com as temperaturas mais baixas, a dermatologista Ana Carolina Búrigo Lima destaca que existem alternativas para cuidar dos efeitos negativos que a estação causa na pele.

“A nossa pele tem uma camada natural de oleosidade que vai servir para integridade cutânea e proteção. Com o banho mais quente e limpeza excessiva e agentes limpantes mais agressivos, é comum diminuir a oleosidade da pele, o que leva também à desidratação dela. Outro fator é que pelo clima da região ser seco, nossa pele vai perdendo água por evaporação, também chegando à desidratação”, explica a médica.

Com essas mudanças, a pele fica mais sensível e sujeita a irritação, coceira e alergia, explica a doutora Ana Carolina. Por isso, quem percebe essas mudanças deve tomar alguns cuidados. “Algumas áreas do corpo que são normalmente mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés, vão sentir ainda mais o impacto do clima frio e seco”, destaca a dermatologista.

O que podemos fazer para melhorar?

A boa notícia é que há o que ser feito para evitar o ressecamento da pele ou melhorar a situação. De acordo com a doutora Ana Carolina, o primeiro passo é evitar o banho muito quente, que pode prejudicar a pele. “A água quente resseca ainda mais a pele. A dica é tomar o banho durante o dia, pois a temperatura é mais agradável do que à noite, quando costumamos elevar ainda mais a temperatura do chuveiro”, diz.

Além disso, durante o banho, o ideal é utilizar sabonetes suaves, neutros e óleos de banho. “Após o banho, o ideal é sempre hidratar a pele. O rosto, por exemplo, pode ser hidratado pela manhã e à noite, já que não será coberto pela roupa quente.  Os lábios podem criar fissuras, rachaduras e até arder. Então, é aconselhável sempre ter um hidratante para ir passando diversas vezes ao longo do dia”, orienta a dermatologista.

Outra dica da médica é que o paciente não esqueça do filtro solar. “Mesmo no inverno, existe a radiação ultravioleta e precisamos proteger a pele. Precisamos também ter cuidado com a quantidade de água que ingerimos, pois na estação mais fria acabamos ingerindo menos e essa água também é importante para a pele manter-se hidratada. Para tentar manter o consumo adequado de água por dia, a pessoa pode optar por chás, sopas e os líquidos mais quentes”, aconselha.

Tratamento

Conforme Ana Carolina, nesta estação do ano, é recomendada a realização de tratamentos mais invasivos para a pele em virtude da radiação mais baixa. “Conseguimos realizar peeling e laser mais agressivos para fazer a renovação das células da pele e, principalmente, para tratar as manchas e fotoenvelhecimento que foi causado durante o verão pela radiação ultravioleta mais alta”, finaliza.

Texto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação
Fotos: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação

Deixe seu comentário: