Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Criciúma Se Liga na Rede: Administração Municipal e Casan firmam parceria

Compartilhe:
prefeitura-firma-parceria-com-a-casan-para-o-programa-se-liga-na-rede-ana-de-mattia-16

Mais de cinco mil residências serão vistoriadas para verificar se estão ligadas de forma correta à rede coletora de esgoto

Com o objetivo de conservar o meio ambiente, a Prefeitura de Criciúma e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) firmaram parceria para o programa Criciúma Se Liga na Rede. A partir desta segunda-feira (1º), a ação inicia a vistoria de cinco mil imóveis de Criciúma para verificar se as residências estão ligadas corretamente à rede coletora de esgoto. A solenidade ocorreu na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma, Luiz Juventino Selva, os trabalhos serão executados pela empresa vencedora do processo licitatório, Tec Civil, de Criciúma, que vai cumprir um cronograma de trabalho, juntamente com a Vigilância Sanitária. “A gente pretende durante um ano, que é o período de validade do convênio, visitar as cinco mil residências. Quando esses lugares tiverem com uma ligação correta, a população terá uma melhor condição de vida e mais benefícios ao meio ambiente e mais benefícios para a saúde pública”, ressalta.

De acordo com o diretor de Operação e Expansão da Casan, Fábio Cesar Fernandes Krieger, a inciativa é para contemplar uma etapa após as obras, já que existe uma deficiência quando se termina a instalação do sistema de esgotamento sanitário. “Depois de concluir a obra, ainda resta um grande contingente de moradores que não fazem a ligação, ou seja, acaba o projeto sem atingir o objetivo que é de atendimento 100% dos domicílios”, explica. O diretor também ressalta que o programa se mostra bastante eficiente. “A Casan também tem um convênio com o sistema bancário, onde pode disponibilizar um cartão com crédito para que o munícipe possa utilizar para fazer essa obra de interligação”, completa.

A Casan repassou à Administração Municipal o valor de R$ 387.944,95 para que a prefeitura contratasse uma empresa, por meio do processo licitatório, para fazer a fiscalização. “A empresa irá de residência em residência, vai pedir permissão para entrar ao imóvel. E irá colocar no vaso sanitário um corante, dar descarga, se o corante chegar na rede coletora é porque está regular. Vamos verificar também a drenagem da água da chuva, se está ligada na rede, porque não pode, a água da chuva deve ir para drenagem de água pluvial e a rede do esgoto vai para nossa rede coletora”, informa o superintendente Regional Sul e Serra da Casan, Gilberto Benedet Junior.

Ele também informa que a primeira localidade de Criciúma a receber a visita é o Pio Corrêa, seguido pelo Centro, Comerciário e Santa Bárbara. A prefeitura avisará com antecedência os moradores dos bairros sobre as vistorias.

Famcri e Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é o órgão fiscalizador do saneamento básico do município e notificará os proprietários dos imóveis que estão irregulares com a coleta e o tratamento de esgoto. Os donos terão 60 dias para se regularizar, após esse prazo será realizada uma nova fiscalização.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) fiscalizará as empresas passíveis de licenciamento ambiental. Além da questão do esgotamento sanitário, também irá verificar os controles ambientais.

Redação – Ana De Mattia
Foto – Ana De Mattia

Deixe seu comentário: