Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Dia Mundial do Coração: médico do HSJosé alerta sobre riscos e formas de prevenção ao infarto

Compartilhe:
foto-banco-de-imagens-2

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem o Infarto Agudo do Miocárdio; para 30% delas, o IAM acaba sendo fatal

No dia 29 de setembro, é lembrado mundialmente o Dia do Coração. Esta data foi criada em 2000 pela World Heart Federation – WHF com o objetivo de divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. Das iniciativas desenvolvidas pela organização para a promover a saúde cardiovascular, a WHF destaca a prática de rituais saudáveis no local de trabalho e também em casa, na rotina familiar.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que acaba sendo fatal para 30% deles. “São considerados como os principais fatores de risco para as doenças do coração a pressão alta (hipertensão), diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e sedentarismo, além de história familiar de infarto”, explica o médico cardiologista do Hospital São José, André De Luca dos Santos (CRM – 11807 | RQE – 7679).

De acordo com o especialista, a principal doença que acomete o coração é a chamada aterosclerose (formação de placas de gordura que obstruem os vasos do coração – causada pelos fatores de risco) e que leva ao infarto (morte) do músculo cardíaco. “A aterosclerose é a responsável também por boa parte dos casos de acidente vascular cerebral, que junto com o infarto agudo do miocárdio, são a principal causa de morte no país e causam mais óbitos do que os canceres de mama, próstata e pulmão somados”, afirma Dr. André.

Segundo o cardiologista, as doenças do coração podem ter influência genética, o que necessitam de ainda mais atenção dos pacientes considerados de risco. “Pacientes com família com histórico de infarto agudo do miocárdio precoce (menos de 65 anos para mulheres e menos de 55 anos para homens) em parentes de primeiro grau, apresentam até quatro vezes mais risco também terem um infarto. Nestes casos, a avaliação do cardiologista é muito importante, principalmente na busca de fatores de risco que possam ser corrigidos e na identificação daqueles indivíduos sob risco”, aponta o médico.

Mudanças na rotina fazem a diferença na prevenção ao infarto

A prevenção do IAM inclui a mudança da rotina, que muitas vezes não é saudável, inclusão de exercícios físicos e acompanhamentos de rotina ao médico e especialistas. “Mudanças no estilo de vida são intervenções profundas, difíceis de serem atingidas num primeiro momento, mas que devem ser construídas ao longo do tempo, pois terão grande impacto na redução de risco cardiovascular”, explica. “Sendo assim, realizar atividade física regular, perder peso, reduzir o consumo alimentos açucarados, frituras, alimentos ultraprocessados, parar de fumar e aprender a administrar o estresse e a ansiedade estão entre as medidas que devem ser buscadas sempre, mesmo que ocorram recuos momentâneos na vida”, complementa Dr. André.

Atenciosamente,

Deixe seu comentário: