Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Diferentes âmbitos do agronegócio ganham destaque em evento da Unesc Araranguá

Compartilhe:
agronegocio6

Painéis ao longo de todo o dia discutiram a temática entre lideranças e pesquisadores

As mais atuais temáticas que envolvem o agronegócio estiveram em pauta nesta quarta-feira (12/5) ao longo de todo o dia no evento “Desafios do Agronegócio”, promovido pela Unesc Araranguá. A ação reuniu lideranças, empreendedores, pesquisadores e toda a comunidade em torno do debate de diferentes âmbitos do assunto com foco no desenvolvimento.

Em torno dos eixos protagonismo, gestão, empreendedorismo e inovação a Unesc reuniu, em quatro painéis, quase 20 convidados referências nos temas abordados. Os debates foram divididos entre as temáticas Gestão do agronegócio; Inovação e mercado – novos conhecimentos para o agronegócio; O protagonismo da mulher no agronegócio, e Fontes de fomento para o agronegócio.

Para a diretora da Unesc Araranguá, Izabel de Souza, debater temas relevantes para o setor é uma maneira de colaborar com toda a cadeia que envolve a atividade. “Estamos muitos felizes por falar do agronegócio, tema tão latente e tão importante para o desenvolvimento do Extremo Sul”, destacou.

Desafios do setor em transformação

A primeira atividade do painel, que tratou sobre a “Gestão do Agronegócio”, uma das grandes questões do setor agropecuário, teve a mediação do professor doutor da Unesc, Dimas de Oliveira Estevam. Segundo ele, a gestão é de vital importância para que os negócios agrícolas prosperem. “Os nossos empreendimentos rurais ainda apresentam muita carência da gestão. A parte da produção já está mais resolvida que a gestão propriamente e por isso a importância deste tema ser posto em debate”, comentou.

O professor da Unesc ainda levantou outros pontos que são desafios para o setor, como a permanência do jovem no meio rural e a busca pelo conhecimento e adequação aos novos tempos. “O mundo está em constante transformação e os agricultores têm que acompanhar este movimento, buscando conhecimento para se atualizar e inovar. Temos um consumidor cada vez mais exigente e que quer saber as informações do que está comprando e está disposto até a pagar mais por produtos nos quais confia”.

Durante o encontro virtual, o engenheiro agrônomo e gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, apresentou a Epagri e abordou as principais tendências para a agricultura, enfatizando duas delas: a crescente demanda por ferramentas de gestão para subsidiar as tomadas de decisão e a ampliação do nível de profissionalismo e escolaridade dos agricultores. Para ilustrar, trouxe o relato de experiência em uma propriedade rural de São João do Sul, na qual o melhoramento da pastagem e das vacas leiteiras colaboraram para baixar os custos da produção de leite.

O engenheiro agrônomo e gestor do Departamento Regional da Cidasc, Daniel Remor Moritz, apresentou o trabalho realizado pela Cidasc e pontuou a posição de destaque do Estado na produção agropecuária nacional. “Santa Catarina, com apenas 1,1% do território nacional, é o quinto maior produtor de alimentos do país. O setor agro gera 700 mil empregos diretos e indiretos e é responsável por 31% do PIB. A agricultura é um serviço essencial para a sociedade e o produtor rural não parou durante a pandemia”. Segundo ele, alguns dos desafios dos produtores é saber como administrar o negócio, estar conectado às tendências e ficar atento às oportunidades para agregar valor ao produto.

Já o técnico agrícola e gerente da Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (Arasul), Dion Elias, apresentou a história da associação, que existe desde 2002 e que desde 2004 possui uma central de recebimento de embalagens vazias, em Araranguá. “Nosso trabalho é de educação e orientação aos produtores sobre a limpeza e descarte das embalagens e também de defesa do meio ambiente, já que recebemos as embalagens vazias de agroquímicos e damos a destinação correta”.

Encontro de grandes nomes

Quem acompanhou a transmissão realizada pelo canal da Unesc TV teve a oportunidade de ouvir e participar de um encontro de elevado nível de discussões. Os assuntos levantados, com dados, experiências e opiniões de quem entende da temática, resultaram em conclusões e questionamentos pertinentes a serem respondidos.

Ainda durante a tarde quem compartilhou conhecimentos no evento foi o doutor em agronegócios, professor da Unesc e docente visitante no Instituto de Administração em Lisboa, Miguelangelo Gianezini; o Engenheiro agrônomo responsável técnico da Startup Agrize, Gustavo Bachmann e o diretor corporativo da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, Vinícius Cechinel de Moraes. O encontro foi mediado pelo Assessor de Inovação na Unesc e estrategista de Negócios na SDI, Christian Engelmann.

À noite o debate ficou por conta, no primeiro momento, da pós-doutora em políticas públicas, professora adjunta da UFSC e co-fundadora da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, Thaise Costa Guzzatti; da engenheira agrônoma, mestre em Zootecnia e presidente da Epagri, Edilene Steinwandter e da empreendedora no ramo de massas e produtos a partir de insumos provenientes do agronegócio, Ângela Líria Donida Polli, sob mediação da professora doutora em Agronegócio e coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Melissa Watanabe.

Para finalizar o evento, as fontes de fomento para o agronegócio foram debatidas entre o engenheiro agrônomo e gerente do Departamento Regional do Sul da FINEP, João Florêncio da Silva; o engenheiro agrônomo e gerente regional no Oeste Catarinense do BRDE, Paulo Cesar Antoniollo; o técnico em agropecuária, graduado em Ciências Contábeis e Direito e diretor executivo do Sicoob Credija; André Boda Ronconi; e a técnica em agropecuária, engenheira de produção e analista de Crédito da Credsulca, Amanda Vicentin Darabas.

O último encontro foi mediado pelo jornalista e setorista de agronegócio da Rádio Eldorado de Criciúma, Silmar Vieira.

Todo os painéis transmitidos podem ser acessados no link:

https://www.youtube.com/watch?v=-j7vfa68qWc

Assessoria de Imprensa Unesc –

Fotos: Reprodução

Deixe seu comentário: