Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Em Forquilhinha, estudantes aprendem sobre educação ambiental com ONG alemã

Compartilhe:
turma-2

É a primeira etapa da parceria firmada entre Forquilhinha e Alemanha por meio da Câmara de Vereadores

Os estudantes do Parlamento Jovem, projeto da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, e outros adolescentes convidados, participaram desta primeira etapa da Academia da Plant-for-the-Planet – organização sem fins lucrativos fundada na Alemanha. No total, 15 estudantes fizeram a capacitação para depois ajudarem na condução da etapa de formação dos Embaixadores da Justiça Climática. Professores também prestigiaram o encontro realizado na sede do Poder Legislativo nesta quarta-feira, 11 de setembro. “Eu estou muito empolgada com o projeto, achei diferente porque vem da Alemanha e acredito que os embaixadores que serão formados na semana que vem vão gostar e dar continuidade a esse trabalho por aqui”, analisou a estudante de Júlia Wesler Matinhago de17 anos, suplente do Parlamento Jovem.

Em um momento em que a preocupação com o desmatamento da Amazônia e o número de enchentes, secas e outros eventos climáticos extremos só têm aumentado, a Plant-for-the-Planet – vai realizar em Forquilhinha uma Academia já desenvolvida em mais de 70 países. “A fundação tem um objetivo especial que é conscientizar as pessoas sobre o baixo impacto ambiental que todos, de maneira em geral, precisam buscar, com foco na sustentabilidade. E o projeto também vem em um momento especial pra Câmara e pra a cidade, porque é nosso objetivo oportunizar aos jovens forquilhinhenses algo relacionado a Alemanha”, explicou Maciel Da Soler, presidente da Câmara de Vereadores.

De acordo com o Coordenador de Projetos da Plant-for-the-Planet em Santa Catarina, Lutz Michaelis, essa Academia é apenas o início de uma jornada. “As crianças vão desenvolver os seus projetos de plantio e com a ajuda de adultos e das escolas colocá-los em prática”. O título de embaixador da justiça climática que os participantes recebem significa integrar a rede internacional da Plant-for-the-Planet, que tem a meta de plantar um trilhão de árvores até 2030 em todo o mundo.

A atividade acontece em parceria com a Fundaf, Fundação Ambiental de Forquilhinha.

A Academia

As Academias são compostas por uma metodologia reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, e envolvem conversas e jogos que ajudam a explicar o conceito de justiça climática. Além disso, as crianças também participarão de um plantio no parque ecológico municipal e encerrarão o dia fazendo apresentações de projetos que elas queiram implementar em suas escolas.

A atividade será realizada no dia 19 de setembro, das 8h30min às 16h30min, no Parque Ecológico São Francisco de Assis, em alusão ao “Dia da Árvore” celebrado no dia 21 de se setembro. Outras 50 crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, irão participar desta ação e também se tornarem Embaixadores.

Plant-for-the-Planet

A Plant-for- the-Planet foi fundada em 2007 por Felix Finkbeiner na Alemanha. Na época, ele tinha nove anos e fez uma apresentação sobre a crise climática em sala de aula. Durante a sua pesquisa, ele se inspirou na vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, nascida no Quénia, que juntamente com outras mulheres, plantaram 30 milhões de árvores ao longo de 30 anos.

Felix terminou a sua apresentação propondo que as crianças de todo o mundo plantassem 1 milhão de árvores por país e lutassem por um futuro mais justo como uma grande família global. Pouco tempo após a sua apresentação, aconteceu a primeira plantação. As escolas das regiões vizinhas aceitaram o desafio e também começaram a plantar. Em maio de 2010, a milionésima árvore foi plantada na Alemanha. Hoje, a Plant-for- the-Planet está em mais de 193 países, já capacitou mais de 75.000 crianças a tornarem-se Embaixadoras da Justiça Climática e plantou com parceiros mais de 13 bilhões de árvores.

Redação – Eliane Gonçalves

Deixe seu comentário: