Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Em tempos de distanciamento social, cuidados com a saúde mental dos idosos são fundamentais

Compartilhe:
idoso-celular

Tecnologia é uma das aliadas para que pessoas da terceira idade não se sintam sozinhas

Os efeitos da pandemia do Covid19 estão sendo sentidos por todos, isso é sabido. Mas você já parou para pensar no que seus avós, pais e demais pessoas da terceira idade estão passando? Em meio a esse cenário, há que se intensificar os cuidados com a saúde do idoso. E em tempos de isolamento social, a atenção com a saúde mental deve ser redobrada.

Neste cenário delicado para os idosos, os profissionais da Psicologia apontam tecnologia, construção de rotina e acesso à informação de qualidade como alguns meios de incentivar os mais velhos a permanecerem em casa e se distanciarem apenas dos riscos.

A Agência de Comunicação da Unesc conversou com a professora da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso, do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, para saber mais sobre saúde mental do idoso e do papel da família – potencializado com os acontecimentos atuais.

Como o cenário atual pode influenciar ou causar danos ao psicológico dos idosos?

Professora Fernanda de Souza Fernandes – Precisamos tratar este período com muita delicadeza, cuidado e atenção. Sabemos que é um momento de extrema tensão, especialmente para os idosos pela sua vulnerabilidade orgânica e por estarem em grupo de risco. Os medos, inseguranças aumentam e somado a tudo isso, o isolamento social. A diminuição do contato com as pessoas pode provocar um sentimento de solidão intenso e esses são fatores que podem agravar ou mesmo desencadear transtornos psicológicos.

A falta de contato social pode ter quais consequências aos mais velhos?

Professora Fernanda – As consequências estão associadas aos desconfortos que vêm junto com os receios. Insegurança de contrair o vírus, medo de adoecer, medo de precisar de algo e não poder buscar, a perda da autonomia e da liberdade de ir e vir. Por isso é preciso manter as pessoas mais velhas seguras de que serão amparadas, desenvolver horários para que haja comunicação, para que elas não se sintam desassistidas e desconectadas no meio social.

Qual a importância da família nesse momento?

Professora Fernanda – Nesse momento de pandemia é essencial para a saúde mental dos idosos. Desde proporcionar o sentimento de amparo e segurança até ser um esteio de sustentação para que o idoso saiba que o que ele precisar os familiares irão providenciar de maneira a garantir a sua segurança.

A família deve ainda dar orientações sobre o que está acontecendo de maneira compreensível aos idosos, para que eles não se sintam cada vez mais ameaçados. Aos que usam as redes sociais, os filhos e netos devem orientar quais as vias mais confiáveis para que eles não fiquem com o nível de estresse elevado devido ao volume de informações.

Estabelecer uma agenda de contatos também é essencial. Por exemplo, marcar um encontro online em um horário que a família costuma se reunir para uma refeição, uma chamada de vídeo para que as pessoas possam se ver e compartilhar o momento. Fazer um rodízio para que todos os dias pelo menos um familiar faça uma ligação ou no caso de proximidade de moradias, chamar e acenar na janela.

Os familiares também devem estimular a manutenção da rede de contatos com amigos e que os idosos tenham uma rotina saudável em casa. Aos que podem, que caminhem, abram as janelas e sintam o vento, o sol. Que vão até a sacada ou o jardim, que assistam programas de televisão que gostem, vejam filmes.

No caso de pessoas que estão em Instituição de Longa Permanência (ILP), os familiares podem solicitar que os profissionais que cuidam dos idosos façam chamadas de vídeo aos familiares, para que se sintam mais confortáveis e acolhidos. Por mais que não seja físico, a manutenção do contato é de extrema importância.

Redação – Milena Nandi

 

Deixe seu comentário: