Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Epagri apresenta casos de sucesso de agricultores que encontraram alternativas ao cultivo de tabaco

Compartilhe:
epagri_apresenta_casos_de_sucesso_de_agricultores_que_encontraram_alternativas_ao_cultivo_de_tabaco_20220502_1775585552

A Epagri apresenta nesta terça-feira, 3, em Florianópolis, casos de sucesso de agricultores catarinense que encontraram alternativas ao cultivo do tabaco. É o Encontro Técnico Sobre Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco, que acontece no Hotel Cambirela, a partir das 13h30min.

São esperadas cerca de 130 pessoas, entre agricultores e técnicos da Epagri das regiões de Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Rio do Sul e Canoinhas. Eles vão conhecer o relato de um extensionista da Epagri sobre a proposta, além de oito casos de sucesso apresentados pelos próprios agricultores.

Alberto Luiz Ávila, extensionista e gestor estadual de Diversificação Tabaco da Epagri, explica que o projeto nasceu em 2018, em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ao longo deste período, a Epagri capacitou cerca de 100 extensionistas, que atenderam cerca de 2,4 mil famílias rurais produtoras de tabaco.

Os profissionais da Epagri ofereçam serviços de assistência técnica e extensão rural para ofertar aos agricultores alternativas viáveis economicamente ao cultivo de tabaco, de forma perene ou em rotação. Ávila explica que normalmente as propriedades produtoras de fumo são menores, por isso o uso para olericultura e fruticultura tornou-se uma boa possibilidade. Houve casos também em que a alternativa foi estimular vocações naturais já presentes nas propriedades rurais, como bovinocultura de leite e de corte, por exemplo.

Estímulo à mudança

O encontro desta terça-feira marca o encerramento do projeto. Uma das metas que a Epagri comemora é a concretização de 99,9% das atividades previstas no projeto. Foram realizadas reuniões, atendimentos individuais e coletivos, diagnósticos comunitários, entre outras ações. A Epagri também elaborou 2279 planos de trabalho com a famílias, levando sempre em consideração os anseios dos beneficiários, o diagnóstico e as possíveis alternativas de diversificação.

“O estímulo à mudança para sistemas produtivos compatíveis com a conservação de recursos naturais trouxe resultados positivos na melhoria da qualidade ambiental das propriedades rurais, incentivando o cadastro ambiental, a preservação de nascentes e a adoção de práticas agroecológicas”, descreve o extensionista da Epagri. Ele lembra ainda que jovens rurais e mulheres tiveram atenção especial durante o projeto, propiciando espaços para o exercício do protagonismo dentro das propriedades e das organizações.

Ávila destaca que a extensão rural é uma atividade continuada, por isso, mesmo após o encerramento oficial do projeto, o acompanhamento segue junto aos agricultores. “A avaliação que fazemos é que o trabalho deve continuar e que instrumentos como esse devem ser disponibilizados como forma de fortalecer a viabilização do atendimento qualificado e continuado de assistência técnica e extensão rural”, finaliza o gestor da Epagri.

Serviço

  • O que: Encontro Técnico Sobre Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco
  • Quando: terça-feira, 3 de maior, a partir das 13h30min
  • Onde: Hotel Cambirela, Avenida Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis

Deixe seu comentário: