Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Experiências internacionais enriquecem mais uma noite da 19° Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc

Compartilhe:
enfermagem

Enfermeiras que atuam na Itália, nos Estados Unidos, na Holanda e no Canadá compartilharam vivências profissionais em meio à pandemia

Na data em que o mundo todo voltou seus olhares à atuação dos profissionais enfermeiros, o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, a Unesc proporcionou a acadêmicos, professores, egressos e toda a comunidade, o contato com experiências vividas em diferentes países frente à mesma situação: a pandemia de Covid-19. Profissionais brasileiras que atuam na Itália, nos Estados Unidos, na Holanda e no Canadá dividiram suas percepções e relataram aquilo que sentiram na pele desde os primeiros sinais da chegada do coronavírus aos países em que atuam até a situação atual da pandemia e da vacinação em cada uma das localidades.

O encontro, transmitido por meio do canal do curso de Enfermagem da Unesc, faz parte da programação da 19° Semana Científica do curso de Enfermagem da Universidade. Nesta data o evento contou com a apresentação cultural do acadêmico da 5ª fase do curso, Rian Eloir, com uma composição própria em homenagem aos colegas enfermeiros.

Necessidade de adaptação e reinvenção

O dia elencado mundialmente para celebrar o papel do profissional de enfermagem na sociedade não foi escolhido por acaso. A data marca o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, referência que é considerada pioneira na enfermagem moderna.

A primeira das profissionais a compartilhar relatos da chegada da pandemia, a enfermeira Claudia de Morais, que atua no Hospital de Milão, na Itália, recordou alguns dos tensos episódios de necessidade urgente de readequação de todas as equipes de saúde e a inicial falta de equipamentos de proteção aos profissionais. Diante de todo o protagonismo da atuação em enfermagem e de tudo o que viveu, e ainda vive, diante do cuidado ao próximo, Claudia deixou um questionamento. “O que será que Florence, que imaginava um futuro para a enfermagem, diria diante de tudo isso que estamos vivendo nessa pandemia?”, indagou.

A colega enfermeira que também atua em Milão, Fabiana Coelho Casttro, do Hospital Policlinico San Donato, reiterou as palavras de Claudia no que diz respeito aos desafios enfrentados. Os números e cenários trazidos pela dupla chamaram a atenção e despertaram a curiosidade dos espectadores, que aproveitaram a oportunidade para sanar dúvidas também sobre a atuação internacional.

Estar em outro país e trabalhar diretamente com profissionais das mais diversas nacionalidades, para Fabiana, demonstra muito claramente a qualidade do ensino de graduação em Enfermagem no Brasil. “Hoje posso dizer que uma graduação bem feita nos dá a oportunidade de atuar em todos os setores. Mesmo atuando há mais de dez anos em centro cirúrgico, me vi diante da obrigação de trabalhar nas mais diferentes situações em plena pandemia e, ao ter me permitido aprender, vi que meu conhecimento meu dava essas possibilidades, sim”, comentou.

A ideia de buscar novas experiências fora do país de origem, conforme a enfermeira, surgiu pelo desejo de ampliar horizontes, objetivo mais que alcançado. “Tive a curiosidade de viver uma outra realidade cultural e profissional. Hoje atuo em uma equipe de 44 enfermeiros, sendo eles das mais diferentes formações além da italiana. Tenho colegas que vieram da Eslováquia, da Colômbia, do Peru, da Albânia, entre outros países com o qual também tenho contato com a cultura”, disse.

Ao relatar os dias difíceis vividos em meio a inúmeras incertezas causadas pela pandemia e ainda vividos atualmente, mesmo que em menor escala, o desejo pessoal e de toda a equipe, assim como no Brasil, é de que acabe o “novo normal”. “No início tínhamos o sentimento de querer fazer parte, ajudar, colaborar nesse momento histórico, embora houvesse muito medo. Após alguns meses houve a fase de desespero. Agora, mais de um ano após o início da pandemia, a única coisa que eu sinto é que não vejo a hora que acabe. Queremos voltar para a nossa rotina”, desabafou.

Esses foram apenas alguns dos inúmeros relatos excepcionais citados na live que contou ainda com as falas de Mayra Sucupira de Oliveira, Amanda Martins e Sabrina Gruner, que não pôde participar ao vivo, mas deixou sua colaboração em forma de vídeo transmitido no evento. As demais participantes convidadas pela comissão organizadora da Semana Científica, trouxeram seus relatos e interagiram com os espectadores.

Todo o conteúdo segue disponível no canal do curso de Enfermagem da Unesc no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=pEBh5ILyTWY

A Semana Científica segue até a noite de sexta-feira (14/5) com extensa programação. A programação completa dos próximos dois dias de evento pode ser acessada no site: https://doity.com.br/19semanaacademicadeenfermagem#schedule

Assessoria de Imprensa Unesc

Fotos: Reprodução

Deixe seu comentário: