Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Famcri faz alerta para separação correta de lixo

Compartilhe:
coleta-seletiva

O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Criciúma, previsto na Lei Federal nº 12.305, tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental da cidade. Contemplando 70% dos bairros, a coleta seletiva, coordenada pelo Fundo de Saneamento Básico (Funsab), é um dos programas implantados para a função. O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana, que disponibiliza três caminhões, de segunda-feira a sábado, recolhendo uma média de 110 a 130 toneladas de materiais recicláveis ao mês.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) conta com o aplicativo Rever, que tem como uma de suas funções, um lembrete automático avisando que o caminhão da coleta passará pela rua de cada bairro. Desde que estejam limpos e sem restos de comida ou bebida, todos os materiais recicláveis podem ser armazenados no mesmo saco de lixo. Essa é uma forma de conservação do objeto, e de não ocasionar mal cheiro e insalubridade aos catadores da cooperativa e associação. Nos lixos orgânicos, é importante que a população faça a separação, pois com a maioria deles pode ser feito compostagem.

Para descarte de pneus, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, eletrônicos e móveis inservíveis, existe o Ecoponto, localizado no bairro Sangão, das 08h ás 17h. Os cidadãos podem destinar os materiais para o local, evitando assim o descarte em ambientes inadequados que possam ocasionar problemas de saúde. É importante reforçar sobre a adesão e conscientização, principalmente neste período de férias, onde a demanda de resíduos recicláveis aumenta consideravelmente.

Materiais recicláveis e não recicláveis

Os materiais recicláveis são papéis, plásticos, metais e vidros. Alguns exemplos: caderno, papelão, caixas de sabão em pó, embalagens de pães; garrafas de refrigerantes, bolsas plásticas, potes de doce, perfume, detergentes e demais embalagens plásticas; metais de todos os tipos; garrafas de cerveja, conservas, frascos de perfume, entre outros.

Já os não recicláveis consistem em lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.

Lixo orgânico

São os restos de alimentos, como, por exemplo, cascas de frutas, verduras e ovos que podem ser utilizados em hortas como adubos.

Dúvidas

Em casos de dúvidas referente à educação ambiental para saber sobre os materiais, as pessoas podem entrar em contato com a Famcri através de ligação pelo telefone (48) 3445-8811, WhatsApp via (48) 9-91553825, e-mail famcri@criciuma.sc.gov.br ou no próprio aplicativo Rever. Já para participar da coleta seletiva ou fazer reclamações, é via ouvidoria 156 ou pelo telefone (48) 3431-0121, com Funsab.

Letícia Ortolan – Decom 

Deixe seu comentário: