Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Fundação Cultural de Criciúma promove última exposição de 2023

Compartilhe:

Com o encerramento e o início de novos ciclos, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) iniciou sua última exposição coletiva. Para encerrar o ano de 2023, a mensagem que a entidade deixa é de que, assim como cada flor no campo tem seus traços e suas cores únicas, a exposição coletiva “Trânsito Entre Campos de Cores” traz as perspectivas de vidas diferentes entre cada geração. A iniciativa, que reúne trabalhos de 18 artistas, sob a curadoria de Marcos Dagostin e direção cultural de Ismail Ahmad Ismail, pode ser visitada, de forma gratuita, até o dia 31 de janeiro de 2024, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, no Centro.

Conforme o presidente da FCC, Joster Favero, a temática da exposição é juntar vários mundos, vidas e experiências individuais para, em forma de arte, divulgar à população. “A intenção de termos vários artistas sempre foi popularizar ainda mais o espaço da Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, como sempre temos mencionado. É democratizar, cada vez mais, o acesso à população e aos artistas”, destaca.

De acordo com Dagostin, as obras revelam a essência de cada artista. Nesse sentindo, elas destacam as duplicidades de formas e as variações de cores pictóricas. “A exposição marca a noção de trânsito, de estar entre diversos lugares, nem partindo e nem chegando. São situações contingentes, que marcam passagens, repouso nos olhares e pequenos acontecimentos”, evidencia.

Por trás das cores

Segundo Dagostin, é essencial a existência de uma equipe curatorial nas galerias de arte e nas instituições culturais. “É um exercício prático, minucioso e de muita pesquisa, que gera aproximações nos diálogos entre artista e os espaços expositivos. A busca pelo novo é fundamental, mapeamentos de artistas, visita a ateliês e estúdios facilitam essa imersão nas concepções artísticas e nos seus desdobramentos”, pontua.

Para o artista Diorgenes Pandini, que possui trabalhos expostos, a iniciativa é uma oportunidade de ampliar e expandir seus antigos projetos. “As obras selecionadas pelo curador falam de um caos gerado pelo excesso, de uma certa falta de controle, repetições que geram desinformação e angústia”, comenta.

Conforme o artista Heitor Machado, os seus trabalhos giram em torno da obra “Quimera”, que possui uma perspectiva sobre abundância, devaneio, e pensamentos. “Minhas obras sempre trazem a questão do globo ocular, representando tudo, os sentidos, a vida, o tempo… E na obra ‘Quimera’, a ideia era trazer diversos olhos, gerando uma confusão”, explica. Nesse sentindo as suas inspirações se voltam para sentimentos, olhos, sombras e a busca por um feixe de luz.

Apesar da galerista e professora de Artes Visuais, Rosana Tagliari Bortolin, já ter vivenciado mais de 30 exposições desde 1982, possuindo, inclusive, uma trajetória internacional no seu currículo, ela revela que é sempre grata pelas oportunidades que aparecem para apresentar seus projetos. “As obras que estou expondo na FCC fazem parte da série ‘Organismos’, que é a fusão de duas séries anteriores, ‘Habitar Ninhos’ e ‘Sagrado Profano’. Nas obras da série ‘Organismos’, realizo reflexões sobre o comportamento humano e as relações de poder”, afirma Rosana.

Conheça os artistas da exposição coletiva “Trânsito Entre Campos de Cores”:

Adriane Kirst; Alenir Dalpiaz, Almira Reuter, Angelica Neumaier, Berenice Goroni, Breno Stern, Diorgenes Pandini, Edi Balod, Gabriela Buffon, Heitor Machado, Jussara Guimarães, Lara Pacheco, Luiz Gustavo Corrêa, Neusa Milanez, Rosana Bortolini, Simone Milak, Willy Zumblick e Zé Ronconi.

 

 

fundacao-cultural-de-criciuma-promove-ultima-exposicao-de-2023-foto-de-divulgacao-decom-1-1Texto: Letícia Cardoso

Fotos: Divulgação/Decom

Deixe seu comentário: