Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Içara: Sem solução do Governo Federal para o “Mais Médicos”

Compartilhe:
reuniao-mais-medicos-giovane-marcelino-28
Segue o impasse deixado pela saída de médicos do Mais Médicos em Içara. Dos 14 profissionais que fazem parte do programa no município, cinco deixaram os trabalhos por conta de aprovação em residência. Por conta disso, o Governo de Içara segue buscando alternativas para contornar o problema. Nesta segunda-feira, uma reunião com a participação de vereadores e com o representante do Ministério da Saúde em Santa Catarina foi realizada para tirar dúvidas sobre o caso.
Na reunião com o representante da Referência Descentralizada do Ministério da Saúde no Estado, Leonardo Augusto Oliveira, foi tratado a saída destes profissionais e explicado como está a situação do programa no País. “Por enquanto não há previsão de um novo edital para o programa e ficamos sem perspectiva de colocar novos profissionais”, comentou Leonardo.
Ainda segundo Leonardo, o Governo Federal estuda a criação de um novo projeto similar ao Mais Médicos, mas que atenderia áreas de vulnerabilidade em que Içara não se encaixa. “Seriam atendidos municípios com menos de cinco mil habitantes, em extrema pobreza, em situação de vulnerabilidade e em áreas indígenas”, completou.
De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, a situação é preocupante. “Era um problema que tínhamos solucionados no último edital, após a saída dos médicos cubanos e agora cria um novo transtorno em que não saberemos quando terá uma solução”, comentou.

Dificuldade em contratar

Enquanto não há uma solução para contratar médicos pelo programa do Governo Federal, a solução encontrada foi fazer contratação de emergência, o que não tem sido uma tarefa fácil. “Estamos com dificuldade de contratar, muitos procuram, demonstram interesse, mas acabam desistindo”, pontuou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.
Uma profissional foi contratada para atender o bairro Raichaski, enquanto as outras comunidades estão sendo atendidas por uma escada realizada pela equipe da secretaria.
Durante a tarde, representantes do poder Executivo e Legislativo de Içara participaram de uma reunião com deputados federais e estaduais fazendo reivindicações para o município, onde um ofício foi entregue aos deputados federias pedindo apoio à falta de atendimento pelo Mais Médicos.

Faltam profissionais no estado

Dados divulgados na reunião apontaram que Santa Catarina tem 571 vagas ativas do programa Mais Médicos, presentes de 211 dos 295 municípios catarinenses. Destas, 467 estão ocupadas, onde esse número pode diminuir com a atualização dos dados realizados pelo Ministério.
Redação – Giovane Marcelino 

Deixe seu comentário: