Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Juíza de Criciúma estreia na literatura com livro que traz histórias reais do cárcere

Compartilhe:
img_1565

A juíza Débora Driwin Rieger Zanini acaba de lançar sua primeira obra literária, intitulada “Regime Fechado: histórias do cárcere”. O livro, com prefácio do juiz aposentado Rubens Sérgio Salfer, apresenta 17 histórias reais, registradas em unidades prisionais do sul do Estado, e que se destacaram por serem engraçadas, inusitadas, alegres ou tristes, fruto dos anos de carreira em que a magistrada atuou nas varas da família e criminal. A juíza explica que a intenção de escrever um livro é antiga, pois reconhecia à sua frente histórias interessantes para publicação, mas o tempo passava e as narrativas não registradas se perdiam. Este ano, com esforço extra, a obra se materializou.

Desde 2017 como titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma, a magistrada passou a ter maior contato com o cárcere e o considerado “universo paralelo”, que são as dinâmicas dos presídios e penitenciárias. “Acho que uma das lições do livro é que o ser humano se adapta a qualquer realidade, se acostuma. Mas não existe comparação com o mundo exterior, mais uma vez reforçando que o crime não compensa”, afirma. Os casos foram compilados com o apoio de agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) e, segundo a juíza, os relatos são reflexos da realidade como ela é, nua e crua, sem romantizar o crime e a cadeia.

Alguns exemplos de histórias que se destacam são a de uma jovem que havia sido miss de uma cidade pequena e conheceu o problema que é ser bonita dentro de uma unidade prisional feminina. Também a de um preso que fingiu ser tetraplégico por cinco meses, sob os cuidados dos colegas de cela, e após deferimento de prisão domiciliar foi preso novamente, correndo em fuga após um roubo. Por fim, uma presa que teria tido como animais de estimação um sapo e uma cobra, criada dentro de uma garrafa e descartada depois de descoberta.

A obra também conta com fotos coloridas do interior das unidades prisionais, dos agentes penitenciários que contribuíram com o conteúdo das narrativas e glossário de gírias utilizadas pelos detentos entre outras informações. Com dias de lançamento, a magistrada já celebra a boa aceitação dos leitores. “Fiquei muito contente com o resultado, com o feedback de quem está lendo e dizendo que está gostando muito”, destaca a juíza.

Exemplares do livro estão à venda na Casa Guido e no Espaço do Bem Casa Guido, no Nações Shopping, em Criciúma. A renda será revertida para a entidade que presta atendimento a crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Também na Banca Central, em Criciúma, na Ma&Na Turismo, em Araranguá, e, a partir de janeiro, estará disponível na Amazon, em versão física e digital.

Redação – Fernanda de Mamam

Deixe seu comentário: