Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

banner-programa-bom-dia-noticias-site-01
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ, TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

sem-titulo-1
No comando: TOP ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

hora-extra
No comando: HORA EXTRA

Das 17h às 18h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

sem-titulo-1
No comando: GIRO DO DIA

Das 18h às 19h

onda-rural-01
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

clube-da-onda
No comando: ÂNGELO MORO

Das 19h às 21h

esquenta
No comando: ESQUENTA

Das 23h às 01h

madruga-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Princípios terapêuticos da maconha estarão em debate na Unesc

Compartilhe:
gauchazh-andre-avila

 

Evento receberá médico que é referência nacional no assunto 

A maconha e seus princípios terapêuticos estarão em debate na Unesc, durante o XV Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde. Promovido nos dias 30 e 31 de maio, o evento receberá o médico psiquiatra e psicanalista, Doutor Sérgio de Paula Ramos, com 40 anos de experiência no tratamento de dependências químicas. Aberto a estudantes, professores e pesquisadores da área, a inscrição e a submissão de trabalhos podem ser feitas na página do evento até 15 de maio. https://doity.com.br/xv-simposio-de-pesquisa-em-ciencias-da-saude.

Com a temática “Maconha, Canabinoides e Terapêutica”, o Simpósio reunirá participantes de todo o Brasil para discutir os aspectos epidemiológicos do uso da maconha, políticas públicas e jurídicas, receptores canabinoides e seus mecanismos de ação, aspectos clínicos e a maconha como fator de risco para doenças psiquiátricas.

Integrante do PPGCS e professor do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da McGovern Medical School – The University of Texas Health Science Center at Houston, nos Estados Unidos, o pesquisador doutor, João Luciano de Quevedo, avalia o uso medicinal da maconha ou de compostos derivados como promissor e destaca o crescimento do uso de canabidiol para tratar Epilepsia e Parkinson, ambos resistentes ao tratamento convencional.

Segundo Quevedo, mesmo com entraves sobre o uso, a maconha sempre foi vista como uma alternativa confiável para o uso em questões de saúde. “Inclusive, há uma resolução do Conselho Federal de Medicina que permite aos médicos prescreverem o Canabidiol, se isso for necessário”, afirma.

Pontos e contrapontos

Além de abordar a maconha como fator positivo para tratamentos em saúde, o Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde se propõe a analisar os dois lados do uso, incluindo os malefícios da maconha. “Do ponto de vista médico e biológico, uma das vertentes de danos do uso abusivo e recreativo da maconha é o surgimento de doenças psiquiátricas. O que mais nos preocupa, na comunidade médica, é o alto risco do desenvolvimento de doenças psiquiátricas graves, como a esquizofrenia”, salienta Quevedo.

Para o médico e pesquisador, este encontro promove um grande esclarecimento à comunidade, em especial à científica, sobre como conseguir fazer a diferenciação entre uso medicinal e recreativo. “Traremos discussões baseadas em comprovações científicas. Temos o cuidado de ter palestrantes que vão demonstrar cientificamente os malefícios do uso da maconha e teremos outros que vão mostrar os benefícios do uso dos canabinoides”, esclarece.

O evento é uma parceria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2578.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc
Foto – André Ávila / Agencia RBS

Deixe seu comentário: