Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Projeto de controle populacional e manejo do javali recebe apoio em Forquilhinha

Compartilhe:
forquilhinha-manifesta-apoio-ao-projeto-de-combate-e-manejo-do-javali-3

Os javalis causam prejuízos à agricultura e oferecem risco à integridade física das pessoas.

Os caçadores de Forquilhinha e região lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para prestigiar a Moção de Apoio ao projeto do deputado estadual Lucas Neves (PL 393/2023), que autoriza o controle populacional e manejo sustentável do javali. O assunto foi levantado pelo presidente do Legislativo de Forquilhinha, Valdeci Figueredo (PDT), que reforça a preocupação com a proliferação do javali em diversas regiões do Estado, uma das espécies exóticas invasoras mais danosas do mundo e que não possui um predador natural.

“Os javalis estão atacando diversas propriedades e causando perdas aos produtores e criadores, a situação já é preocupante no Oeste e Serra Catarinense. O projeto do deputado Lucas vai ajudar no controle e combate ao javali, e eu defendo a liberdade dos caçadores em usar armas e cães de caça para facilitar esse trabalho”, ressalta Figueredo. A proposição teve uma abstenção do vereador Célio Elias (PT), e foi aprovada na segunda-feira, dia 6, pelos demais vereadores. Outros municípios também devem manifestar apoio ao projeto.

Desde julho, o Ibama suspendeu novas licenças para a caça regulamentada de javalis no Brasil, após um novo decreto estabelecer critérios para aprovação das autorizações. Atualmente, Santa Catarina enfrenta um problema crítico, com uma população estimada de 200 mil javalis em seu território. Esses animais podem percorrer até 70 quilômetros por dia, causando prejuízos financeiros, ambientais, sanitários e representando riscos para a integridade física das pessoas.

O projeto em tramitação na Alesc estabelece algumas diretrizes para a realização do controle dos javalis, entre elas: Autorização do controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu em seu ambiente natural, permitindo perseguição, abate e captura seguida de eliminação humanitária. O controle populacional pode ser conduzido por meio de métodos como caça, armadilhas e outros aprovados pelo órgão ambiental competente. A legislação não estabelece limites quantitativos ou restrições sazonais, buscando uma abordagem flexível ao longo do ano.

Mais destaques da Sessão

Projetos aprovados

PE 86/2023 – Altera a redação da Lei nº 2.566, de 15 de fevereiro de 2022, e dá outras providências.

PE 87/2023 – Altera item da tabela de complementação do Sistema Único de Saúde – SUS, aprovada pela Lei nº 1.946, de 24 de dezembro de 2013, com suas alterações posteriores.

PL 16/2023 – Dispõe sobre o funcionamento das entidades e/ou das empresas destinadas à prática e ao treinamento de tiro desportivo, instaladas em Forquilhinha, e dá outras providências. (Autoria: Valdeci Figueredo – PDT)

Moções

28/2023 – Moção de Aplauso aos socorristas: Quênia Gelza Weinet e Augusto César Santana, pela realização do parto de emergência na viatura do SAMU, em 08/10/2023. (Autoria: Jucemar Borges – PP e demais vereadores)

30/2023 – Moção de Aplauso aos policiais: Cabo Marcos Aurélio Luiz Duarte, Cabo Eduardo da Silveira Izidório, Cabo Leandro Frezza e Soldado Valciano Damiani da Polícia Militar de Forquilhinha, pela grande apreensão de cocaína e dinheiro em espécie em operação realizada em outubro de 2023. (Autoria: Valdeci Figueredo – PDT e demais vereadores).Indicações

87/2023 – Pavimentação asfáltica complementar na Rua Inácio Martins Rocha, bairro Santa Cruz. (Jucemar Borges – PP)88/2023 – Execução de melhorias em um trecho da Rodovia Municipal Dionel José da Silva, bairro Santa Terezinha. (Marilda Casagrande – PP)

Mudança

O suplente José Nardi (PSD) voltou à Câmara de Forquilhinha e reassumiu a vaga que estava sendo preenchida pelo vereador suplente Charles Hunter (PSD).

__
Atenciosamente,
Filipe Casagrande 
Assessoria de Imprensa
Câmara de Forquilhinha

Deixe seu comentário: