Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Rede Feminina de Combate ao Câncer será implantada em Forquilhinha

Compartilhe:
redefeminina

Com o intuito de prevenção, auxílio e suporte a pacientes e seus familiares, o município de Forquilhinha implanta a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A iniciativa surgiu após conhecer a luta da paciente Sara Grossmann dos Santos, moradora do município.
“Fiquei impactada. Esperava encontrar uma mulher fragilizada e encontrei uma muralha na minha frente. Conhecendo a história da Sara fomos a Casa Rosa em Içara e é um trabalho muito lindo. Resolvemos implantar em nosso município”, pontuou a primeira-dama, Cléu Cavassini.

A parte psicológica para pacientes e familiares de pacientes com câncer é uma das mais importantes. “Após um câncer de mama, por exemplo, a mulher se vê profundamente desorientada quanto a sua identidade de mulher, mãe e algumas vezes abandona pelo companheiro e precisam de ajuda. Com sua integridade física agredida, graves transtornos psicológicos de desadaptação, que são vivenciados como verdadeiros lutos, podem acontecer”, revelou a primeira-dama, Cléu Cavassini.

Considerando todos esses transtornos que ocorrem na vida de uma mulher afetada pelo câncer de mama, surgiu a ideia de criar o Grupo de Apoio. “Como assistente social conheço a realidade das comunidades e conheci a Sara e suas demandas, e ela está nessa caminhada. Percebi que no município faltavam políticas destinadas para o câncer de mama. A intenção é contar com um espaço onde a mulher que passou por um câncer de mama poderá readquirir sua autoconfiança e reaprender, através da troca e da busca de novas experiências, a exercer todo seu potencial físico, psicológico e social”, apontou o assistente social, Sérgio Vitório.

Pilares
De acordo com a enfermeira Bárbara Fabris, a Rede Feminina vai trabalhar com três pilares: social, assistencial e educacional, num local muito acolhedor e que elas se sintam em casa. “Muitas mulheres acabam não se conhecendo e não sabem que é um nódulo, o que é o câncer de mama? Então, a Rede Feminina faz a parte educacional para que as mulheres se conheçam. Também é desenvolvida a parte assistencial, através do autoexame de mama, onde a enfermeira faz o exame e encaminha para mamografia e a coleta de preventivo. Além da parte social voltada a toda a sociedade de Forquilhinha”, comentou.
A enfermeira também pontuou que serão feitas parcerias para terapias alternativas como a auriculoterapia e outras técnicas.

Voluntárias
Enfim, o Grupo de Apoio será uma fonte de reflexão, troca e crescimento individual. “Nós estamos buscando um local para a instalação da Rede no município. A presidente da rede estadual, Maria Círia Aragão Zunino virá ao município para orientar e treinar as voluntárias, responsáveis pelo engajamento e o crescimento dessa rede. Estamos contando com a participação de mulheres que queiram e tenham vontade de estarem inseridas no projeto”, finalizou Cléu Cavassini.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi criada em 6 de maio de 1961, por Ina Tavares, em Florianópolis.

Cris Freitas – Prefeitura de Forquilhinha

Deixe seu comentário: