Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Satc inova mais uma vez e lança seu Kart Elétrico

Compartilhe:
11

Projeto intercursos pretende avançar nas pesquisas de mobilidade elétrica, além de montar um veículo para competições

Ser referência em mobilidade elétrica, sendo um dos fomentadores da mão de obra qualificada para essa nova indústria é um dos objetivos que a Satc vem traçando nos últimos anos. Pensando nisso, a instituição vem desenvolvendo o seu Núcleo de Mobilidade Elétrica, através de parcerias com grandes empresas e de projetos voltados à Pesquisa e Inovação já foi criado o Inowattis, um carro elétrico produzido dentro da instituição. Agora, com o conhecimento já adquirido e na busca por desafios, foi lançado o Kart Elétrico Satc. Um projeto preparado para disputar competições.

“Os projetos desenvolvidos pela Satc e seus parceiros levam em seu DNA a força da indústria do Sul de Santa Catarina, onde sempre enaltecemos nossos apoiadores no projeto. Já temos um histórico de competições, hoje estamos sempre brigando pelos primeiros lugares na competição Baja Regional Sul e Baja Nacional. Esperamos o mesmo com o Kart Elétrico”, comenta o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc, Adelor Felipe da Costa.

O projeto já começou a ser desenvolvido e tem o apoio de empresas que fomentam a mobilidade elétrica. A Techspeed e a Mobilis são catarinenses e apoiadoras da proposta. “A intenção é que até fim de 2022 um produto finalizado seja entregue, competitivo e economicamente viável para comercialização, podendo, desta forma, ser apresentado em feiras, participar de eventos e até mesmo dar início à criação de um regulamento específico para inserir o kart elétrico no cenário de competições da federação”, ressalta o coordenador do projeto do Kart Elétrico, Clauber Roberto Marques.

Em fase de construção, o Kart Elétrico Satc conta com a participação de muitas áreas em seu projeto. A intenção é de desenvolver pesquisa envolvendo todos os cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação da instituição, em busca de obter melhores resultados em um menor espaço de tempo, utilizando da expertise de cada área.

“Essa é mais uma materialização da nossa tríade de Educação, Tecnologia e Inovação. A gente promove inovação a partir do momento que a gente congrega cursos de áreas diferentes e complementares. Então, por si só já é um trabalho inédito congregando cursos de áreas diferentes. O Kart Elétrico é mais um instrumento que vai poder conciliar essas áreas diferentes promovendo a interdisciplinaridade e fazendo metodologia ativa na prática”, afirma o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

Um futuro elétrico

A Mobilidade Elétrica é uma área em expansão. Apesar de ser um assunto muito debatido e com muitos países já bem desenvolvidos, no Brasil ainda há uma lacuna entre as ideias e a fabricação. O custo e a falta de mão de obra ainda são empecilhos. A Satc entra para preencher essa lacuna, formando uma mão de obra especializada.

“A mobilidade elétrica veio para ficar no planeta, então existe toda uma nova indústria já consolidada em alguns países do primeiro mundo, mas que vem também para o Brasil. Para viabilizar essa nova indústria precisa de mão de obra qualificada, precisa de profissionais que venham atender a montagem, manutenção, criação. Esse profissional é um profissional da indústria 4.0 e que tem que ser formado e qualificado”, explica o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Assessoria de Imprensa da Satc 

Deixe seu comentário: