Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Semana Nacional da Baleia Franca visa integrar o turismo com a comunidade

Compartilhe:
divulgacao-projeto-baleia-franca-1

A temporada de visitação das baleias francas no Litoral Sul catarinense movimenta o turismo e a economia locais. Pensando em promover e estimular isto, nesta segunda-feira, dia 17, inicia a Semana Nacional da Baleia Franca, em Imbituba, um dos três municípios integrantes da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba e Laguna completam o trio. A programação segue até quinta-feira, dia 20.

O evento começa com a entrega dos Certificados de Excelência da Rota da Baleia Franca, nesta segunda-feira. O consultor do Sebrae/SC, Carlos Cappelini, explica que, para estarem aptas a receber o selo, as empresas precisaram atender uma série de requisitos, tais como:

  • Assinar o Termo de Adesão, o qual é a primeira exigência para fazer parte do projeto;
  • Estar em funcionamento durante a temporada de visitação das baleias francas, a qual ocorre de julho a novembro;
  • Participar dos encontros organizados nos três municípios que integram a RBF;
  • Realizar uma inovação dentro da empresa;
  • Inserir alguma referência à baleia franca no empreendimento;
  • Adotar alguma prática sustentável, como separação e descarte correto de resíduos, compostagem, captação e uso de água da chuva, utilizar formas de energia alternativa, adquirir insumos locais ou orgânicos, entre outras opções;
  • Realizar a capacitação sobre a baleia franca para, pelo menos, parte dos colaboradores da empresa, o que é oferecido pelo Sebrae/SC através de cursos e consultorias;
  • Os empreendimentos que têm a obrigatoriedade legal do registro junto ao Cadastur

(Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, devem fazê-lo.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, destaca que 41 empresas receberão o certificado, como restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo, artesãos, entre outros. “Esse é o segundo ano de entrega dos selos, também realizamos essa ação em 2016. O nosso objetivo é promover ações de integração entre as empresas da Rota, bem como o estímulo para ações sustentáveis nas empresas”, completa Gelosa.

A programação da Semana Nacional da Baleia Franca continua na quarta-feira, dia 19, com a palestra “Os reflexos do turismo na economia local”. O encontro será às 19 horas, no Imbituba Atlético Clube, no Centro. A palestra é aberta ao público em geral das três cidades e a entrada é um quilo de alimento. Quem vai comandar o encontro é o empresário, CEO da SBTUR Viagens e membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi. Ele adianta que vai abordar aspectos da governança que envolve vários atores do turismo, não apenas o setor público, mas também o privado e membros do terceiro setor.

“Vamos tratar sobre a questão do capital social, fundamental no turismo, que é o capital da cultura da comunidade e a integração dela, não necessariamente dotadas de altos recursos orçamentários. Trata-se de envolvimento e trabalho em prol do turismo local. Parte disso é a própria hospitalidade da região, a outra parte é a formatação de produtos turísticos e isso vai além dos hotéis, restaurantes e agências de turismo. O pequeno produtor também é um importante propagador do turismo local”, pontua Zuanazzi.

Palestra com Ministro do Turismo

Por fim, na quinta-feira, dia 20, acontece a palestra “Turismo Integrado”, com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Turismo de Imbituba. A secretária da Pasta, Carina Genovez, ressalta que o tema é de suma importância para o momento que o turismo vive.

“Temos visto que, dentro da realidade nacional, o turismo tem apontado como uma das grandes perspectivas de crescimento e de destaque nos setores de desenvolvimento da economia do país. Por isso, queremos integrar a comunidade e fazer com que as pessoas entendam que precisamos desenvolver a nossa capacidade turística de forma regionalizada. É fundamental ver o turismo como uma experiência integrada, pois o que atrai o turista são as belezas naturais do nosso litoral, mas é preciso mais do que isso”, afirma Carina.

A Rota da Baleia Franca é um projeto idealizado pelo Sebrae/SC. A consultora do Sebrae/SC e gestora do projeto, Juliana Ghizzo, pontua que “é importante que toda a comunidade conheça a importância e os impactos do turismo. Às vezes, pensamos que o turismo somente gera renda para hotéis e restaurantes, mas, quando passamos a conhecer e perceber o efeito multiplicador, vemos que não é assim, pois o turismo pode mudar a vida da população local e precisa ser compreendido por todos”.

 Redação – Vanessa Amando

Deixe seu comentário: