Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Turminha do Futuro: o conhecimento vai de ônibus

Compartilhe:
turminha-do-futuro-4-viagem-4

Quarta viagem do projeto discutiu infraestrutura, água e colonização da Região Carbonífera com estudantes dos colégios Unesc e Rogacionista

Quais são as necessidades de um município? “Saúde e educação”, disse um estudante. “Estradas”, completou outro. E quem administra tudo isso? “O prefeito”, emendou um terceiro. As respostas vieram após questionamentos sobre infraestrutura, tema da 4ª viagem da “Turminha do Futuro”. E o que é infraestrutura? “É tudo o que faz o município ser feliz”, completou outra aluna.

Na busca por aprofundar as respostas destas e de outras perguntas sobre infraestrutura e abastecimento de água, aproximadamente 35 estudantes dos colégios Unesc e Rogacionista visitaram, na última quarta-feira (19), a área administrativa da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Durante o passeio, eles também conheceram a estação meteorológica da Barragem, uma ferraria e as taipas, muros de pedra construídos de maneira artesanal durante o período de colonização da região.

E o passeio trouxe muito conhecimento para os pequenos. “Agora sei como a água vem da barragem até a minha casa”, garantiu Isabella Feltrin Fernandes, aluna do 3º ano do Colégio Unesc. “Também aprendi a separar o lixo em cada lixeira, vi como funciona a reciclagem e coleta seletiva e até entendi como eram feitas as ferramentas antigas”, completou a menina, referindo-se à parada na ferraria, onde os estudantes acompanharam o processo de criação de uma lâmina para facas. “Adorei”, exclamou a criança.

De acordo com a professora de Isabella, Elaine Ugioni Urbano, as viagens da Turminha ofertam facilidade na absorção do conhecimento visto em sala de aula. “São aulas vivas, participativas, que forçam o raciocínio deles a trabalhar de maneira ativa e com maior facilidade, pois a aula fora da sala é mais chamativa”, garante a docente. Após as viagens, o conteúdo é reforçado em sala de aula. “É um aprendizado lúdico e concreto que vem da viagem para a sala, onde revisamos e reforçamos o que foi aprendido em campo com a ajuda do material fornecido pela Turminha do Futuro”, explicou Elaine.

Ainda mais viagens pela frente

O projeto Turminha do Futuro, iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL), oferece sete viagens para as turmas participantes. Cada viagem aborda um tema diferente. “Desta vez, falamos de infraestrutura e conhecemos o caminho da água até a nossa casa. Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade da Barragem e maravilhados com a natureza ao redor”, comentou a pedagoga do projeto, Marlene Marcos Larangeira. A próxima viagem da Turminha acontece em agosto.

Redação – Fagner Santos 

 

Deixe seu comentário: