Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Universidades Comunitárias ganham aliados na luta pelos seus direitos

Compartilhe:
dsc_0148

Comissão Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior em Santa Catarina foi implantada nesta terça-feira 

O Plenarinho Paulo Stuart Wright da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) foi palco, na tarde desta terça-feira (9/4), de um momento significativo para a educação superior de todo o estado: a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior. O grupo é liderado pelo deputado estadual Rodrigo Minotto e tem como foco principal a busca pelo cumprimento do Artigo 170 da Constituição Estadual. A Unesc esteve presente no ato com a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, ao lado de toda a equipe de gestão da Universidade e mais de 80 acadêmicos, que se uniram ao grupo para levar representatividade em prol da defesa das instituições.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o ato de implantação da Frente Parlamentar significa um avanço importante para os estudantes das universidades comunitárias, tendo em vista que recursos públicos devem ser aplicados em instituições que revertem seus investimentos para a sociedade. “Instituições como as 16 comunitárias de Santa Catarina que contribuem com o desenvolvimento do Estado de forma imensurável e poderiam cumprir muito mais caso esses investimentos fossem realizados em sua totalidade”, destacou.

Aplaudido de pé, o novo presidente da Acafe, empossado neste mesmo dia, Claudio Alcides Chaucoski, destacou que a comissão terá em suas mãos a possibilidade de uma discussão legal sobre os assuntos que dizem respeito a todos os cidadãos do estado. “Deixamos nosso apelo no sentido de nos preocuparmos com esses estudantes que precisam de bolsa de estudos e que podem ter suas vidas transformadas. Temos a convicção de que, sendo um movimento inédito, a Frente Parlamentar poderá facilitar um movimento positivo nesse momento importante de envolvimento dos nossos deputados na causa, que é tão nobre”, salientou.

Conforme Chaucoski, o retorno do investimento na educação superior de Santa Catarina é evidente no cenário estadual, já que foi a condição de crescimento e desenvolvimento das regiões ao longo dos anos. “A educação oportuniza um movimento real de transformação social. Nós queremos promover a inclusão dos alunos na vida acadêmica e devolvemos isso em ações de políticas públicas, seja na cultura, na arte, no esporte, na tecnologia”, completou.

O deputado Rodrigo Minotto, propositor da Comissão, garante que o ato desta terça-feira representa um momento de mudança. “Nós poderíamos atender milhares de alunos, bastava que o Estado pagasse os 5% de destinação para educação, coisa que não vinha acontecendo. Imaginem quantos jovens poderiam estar realizando seus sonhos se estivéssemos ao menos fazendo a lição de casa? Apesar do cenário, tenho certeza de que esse momento é um divisor de águas”, respaldou.

O foco após o ato formal de instalação, conforme Minotto, se volta totalmente em colocar as ideias em prática. “Nosso objetivo é fazer mais e fazer melhor. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar muito para assegurar que os estudantes continuem a sonhar com um belo e seguro futuro. Queremos que isso que estamos vivenciando hoje não seja só um ato formal, mas que tenhamos efetivamente daqui por diante trabalho intenso para que milhares de acadêmicos sejam beneficiados por todo o estado”, enfatizou.

A resposta apresentada pelo Secretário do Estado da Educação, Natalino Uggioni, ante aos pedidos levantados e até aos gritos entoados pelos estudantes presentes, em alusão ao repasse de 5% para a educação, foi de que o esforço neste momento se volta ao corte de gastos de forma geral na pasta para que seja possível realocar os recursos da melhor forma. “Eu não tenho a resposta exata sobre o pleito, até porque não existe dinheiro novo. Porém posso lhes garantir nosso esforço total em otimizar e reduzir despesas e investimentos, simplificar processos, para que sobre recursos de modo que possamos aplicar e repassar o máximo possível ao que prevê a lei”, pontuou.

Natalino apresentou ainda números sobre o que já foi e o que será aplicado no UniEdu, programa de bolsas universitárias do estado, além de explanar sobre o trabalho realizado nos últimos 100 dias a fim de conhecer a fundo a realidade do ensino básico no estado. “O que temos visto é uma realidade que precisa ser mudada. Alunos de terceiro ano que não vislumbram a possibilidade de continuarem seus estudos e isso também precisa de um trabalho efetivo de mudança”, comentou.

A sessão contou ainda com a presença do secretário da Casa Civil do governo estadual, Douglas Borba; dos membros da Frente Parlamentar, deputado estadual Jerry Comper e deputado Ivan Naatz; do presidente da Ampesc (Associação dos Mantenedores Particulares de Educação Superior de Santa Catarina), Cesar Augusto Lunkes, e dos deputados Márcio Machado, Milton Hobus, Sargento Carlos Henrique de Lima e Luciane Carminatti.

Redação – Assessoria de Imprensa da Unesc 

Deixe seu comentário: