Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Vereadores de Forquilhinha aprovam cinco Projetos de Lei do Executivo

Compartilhe:
plenario-2-1

Projeto 029 incentiva a instalação de empresas na cidade

Os vereadores iniciaram a Sessão desta segunda, 09, discutindo e aprovando o Projeto de Lei PE 029 que autoriza o Executivo a desafetar e a doar, com encargos, áreas de terra com o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico da cidade, priorizando a geração de emprego e renda. O vereador Célio Elias (PT) salientou a importância de estimular a instalação de novas empresas, principalmente, em um momento de crise enfrentado por todo país. “Esse fato também vai influenciar de forma direta na melhora da renda da população”, completou. A doação dos terrenos será feita mediante licitação na modalidade Concorrência, do tipo Melhor Proposta Técnica.

Regularização de edificações

Já o projeto 039 dispõe sobre a regularização de edificações no cadastro municipal, alterando dispositivos da lei que dispõe sobre o Código Tributário do Município. Atualmente, uma parcela significativa das construções não estão devidamente regularizadas, compreendendo-se neste caso as obras em desacordo com as normas, sem licença de construção, “habite-se” ou alvará de uso. Assim, o presente Projeto de Lei tem o escopo de simplificar o procedimento de regularização das obras perante o Cadastro Municipal.

Ambientes Colaborativos

Também foi aprovado na Sessão desta segunda o projeto de lei PE 040 que dispõe sobre o funcionamento de ambientes colaborativos em Forquilhinha. A matéria já tinha sido discutida na Câmara, por iniciativa do vereador Maciel Da Soler, porém na época o entendimento foi de que o projeto teria que partir do Executivo por conta de mudanças no Código Tributário. O Coworking trata de um novo modelo de trabalho que tem o objetivo de incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais e de diferentes áreas. Tudo isso presencialmente e realizado em um escritório físico. A ideia com o projeto é promover o constante aperfeiçoamento de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico da cidade, elevando a competitividade dos produtos, processos e serviços, gerando empregos, distribuindo renda, e propiciando o crescimento sustentado do Município. “Vivemos um momento de inovação e esses ambientes colaborativos permitem que as pessoas utilizem esses espaços para empreender, além de incentivar a abertura de novas empresas na cidade”, reforçou o presidente da Casa.

Regularização Fundiária

O projeto 047, também do Executivo, desafeta imóveis da categoria de bem público de uso comum para fins de regularização fundiária. Para que a Administração Municipal possa transferir os imóveis aos beneficiários dos programas de regularização fundiária há, primeiramente, a necessidade de desafetá-los.

Acordo de Cooperação com Ministério da Agricultura

Também foram para discussão e votação, dois projetos considerados muito importante para a cidade. O 52 autoriza o Executivo a firmar um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o intuito do desenvolvimento de ações diretamente ligadas aos trabalhos na área de inspeção de produtos de origem animal. Com a aposentadoria de alguns servidores do Ministério, responsáveis pela a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, bem como a não realização de novos concursos para preenchimento destas vagas, a empresa JBS em Forquilhinha corre o risco de ter a produção reduzida.

A empresa é a maior em atividade no município, sendo responsável por aproximadamente 40% de todo o movimento econômico de Forquilhinha. Assim, uma redução na produção poderá trazer graves consequências, como queda no retorno de impostos e desemprego.

Com um acordo de cooperação firmado, o Executivo precisa criar o cargo temporário de médico veterinário para atender a demanda. Por isso, os vereadores aprovaram também o projeto de lei PE 53 para tal finalidade. Esses dois projetos são necessários porque esse tipo de profissional não pode ser contratado pela empresa, já que fará o trabalho de fiscalização.

Requerimento

O vereador Célio Elias (PT) solicitou, por meio de um requerimento, para que no dia 16 de dezembro, o Gerente Regional dos Correios de Criciúma, Marco Aurélio Tiscoski, e a Gerente dos Correios de Forquilhinha, Rita Dal Toé, compareçam à Câmara de Vereadores. O pedido é para que eles esclareçam reclamações sobre a demora de entregas de correspondências, ocasionando problemas como o pagamento de juros e multas em boletos que chegam atrasados.

Indicações

O vereador Juares de Oliveira (PP) fez dois pedidos, por meio de indicações. A primeira sugestão é para que a Secretaria de Infraestrutura faça o acabamento adequado ao um barranco, que está no entorno de um poste localizado no encontro das Avenidas Papagaio e Cisne, entre os Loteamentos Jardim Eldorado e Luiz Tiscoski. Essa situação estaria atrapalhando a visibilidade dos motoristas.

O segundo pedido é direcionado a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. É uma sugestão para a construção de uma Gruta, com o nome de Dra. Zilda Arns, junto a Estátua de São Francisco de Assis, no Parque Ecológico São Francisco de Assis, como forma de homenagear a forquilhinhense.

Redação – Eliane Gonçalves

Deixe seu comentário: