Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

hora-extra
No comando: HORA EXTRA

Das 17h às 18h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

giro-do-dia
No comando: GIRO DO DIA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: ÂNGELO MORO

Das 19h às 21h

esquenta
No comando: ESQUENTA

Das 23h às 01h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Veto que isenta portadores de doenças graves do pagamento de IPTU é derrubado

Compartilhe:
foto_emilia-cabral-1

O veto do Executivo ao Projeto de Lei PL nº 69/2019, de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB), que prevê a isenção do pagamento de IPTU aos portadores de doenças graves, foi derrubado pelos parlamentares na Sessão desta terça-feira (26/11). O veto foi rejeitado com nove votos contrários, quatro a favor e uma abstenção. Três vereadores não estavam na sessão de hoje, e justificaram ausências.

A matéria prevê a isenção do pagamento de IPTU aos portadores de neoplasia maligna (câncer), paralisia irreversível e incapacitante, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla (EM), e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no Brasil, no biênio 2018-2019, cerca de 600 mil casos novos de câncer deverão ser registrados. “A cidade é um dos municípios sem essa isenção. E o município de Içara já tem a isenção há 15 anos. É a oportunidade de direito para essas pessoas. A comunidade está esperando, o povo quer”, disse o autor da matéria.

Conforme justificativa do Executivo, a concessão da isenção prevista no PL, “implicaria em evidente perda de arrecadação, tendo em vista o vasto rol de doenças que se enquadrariam como passíveis de isentar o seu portador”.

Paralelo a isso um requerimento que cria comissão para analisar possível impacto financeiro na arrecadação do IPTU do PL 69/19 foi aprovado. O requerimento foi de autoria do vereador Aldinei Poelecki (Republicanos).

Projeto de intervenção social é lembrado

Os alunos do Primeiro Ano E, turma de 2019 e a Professora Michele da Silva Marcos Martins do Colégio Marista receberam Moção de Aplauso , pelo Projeto de Intervenção Social com o tema: Toda lei deve ser cumprida, autista também tem preferência! A proposição é de autoria do vereador Salésio Lima (PSD) e foi aprovada por unanimidade.

O Projeto de Intervenção Social (PIS) do 1º ano E iniciou com observação das crianças em relação aos cuidados que elas têm com o colega Heitor, portador de autismo.

Heitor tem prioridade no grupo quando a turma faz fila para se servir de lanche, pegar material para desenvolver alguma atividade e em tantas outras situações. Surgiu então entre eles, o questionamento: “Como os pais fazem no supermercado, quando a fila está gigante e o Heitor tem que esperar?”.

Foi a partir desse questionamento que as crianças descobriram que existe a Lei 6932/2017, aprovada nesta Casa Legislativa, de autoria do Vereador Salésio Lima, que dispõe sobre Atendimento Preferencial aos Autistas, que determina que todos os estabelecimentos públicos e privados devem colocar o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento preferencial.

Esta descoberta despertou nas crianças o interesse em procurar alguém que pudesse ajudá-los na divulgação e cobrança da lei. O Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulissea tornou-se parceiro da turma e solicitou ao Procon que fiscalizasse e orientasse a adequação dos estabelecimentos. Uma placa também foi criada por eles para comunicar a todos sobre esse direito.

A ação mobilizou inúmeros estabelecimentos comerciais e públicos de nossa cidade que estão se adequando, inserindo o Símbolo Mundial do Autismo em suas placas de atendimento preferencial, garantindo assim o bem-estar das pessoas autistas e que a Lei seja cumprida.

Vereador questiona retomada em obras de revitalização de quadra de esportes

Em requerimento apresentado na Sessão desta terça-feira (26/11), o vereador Paulo Ferrarezi (MDB) questiona ao Município quando serão retomadas as obras de revitalização da quadra de esportes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Adolfo Back, localizada no bairro Progresso.

Conforme o vereador o piso do local foi feito há pouco tempo, mas já está quase todo desmanchado e as traves estão amarradas com cordas, para não cair nos alunos.

Redação – Daniela Savi
Foto – Emilia Amaral 

Deixe seu comentário: