Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Vida ao campus: aproximadamente 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc

Compartilhe:
volta-as-aulas-21-2-daniela-savi-37-001-hellen-da-silva-berti

Universidade retoma atividades 100% presenciais em clima de reencontro e esperança

Os corredores da Unesc ganharam um colorido especial nesta segunda-feira (21/2). Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, com aulas virtuais e híbridas, os 13 mil alunos da Universidade retornaram para as salas de aula de forma presencial. A máscara e o álcool em gel para higienização constante das mãos vão fazer parte da rotina dos acadêmicos, mas com um novo incremento: o contato visual com o professor e com os colegas de turma, algo esperado por muitos estudantes ao longo de todo esse tempo. Para garantir a segurança de todos, a estrutura da Universidade foi preparada para receber os calouros e veteranos dos 42 cursos de graduação, seguindo as recomendações dos órgãos competentes e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do retorno das atividades presenciais.

Isabel Valim, de 26 anos, é moradora do bairro Cidade Mineira, em Criciúma, e saiu de casa cedinho para a sua primeira aula do tão sonhado curso, a Psicologia. No seu primeiro dia de aula como acadêmica da Unesc, ela contou com o apoio do esposo para levá-la até a Universidade e dos monitores para orientar sobre o local de aula.  “Estou muito feliz, pois sinto a necessidade de aprender mais e sei que aqui vou poder adquirir todos os conhecimentos necessários para a minha carreira”, contou ela com os olhos brilhando.

Isabel, que gosta também da confeitaria, começou as aulas no Bloco S. Enquanto caminhava para a sua sala ela observava cada detalhe feito pelos funcionários e pela direção da Universidade. “Quero aprender mais por mim. Estou muito ansiosa com o que me espera. Vou estudar pela manhã e à tarde vou continuar fazendo os bolos, doces e tortas que tanto gosto também. Poder conciliar essas duas paixões é gratificante”, disse, enquanto carregava o seu caderno que vai receber nas suas lindas e traçadas linhas, uma nova história.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica os espaços da Universidade também seguem com sinalização e monitoramento para evitar aglomerações, além de mapas e monitores para dar todo o suporte aos calouros e veteranos.

Rotina que ganha novo combustível

A jovem Hellen da Silva Berti, 22 anos, está na nona fase do curso de Farmácia e todos os dias ela vem do seu bairro, o Verdinho, em Criciúma, para realizar o seu grande sonho. Para este ano, a felicidade de estar em sala de aula tomou conta da jovem, que pega o ônibus por volta das 7h20 em seu bairro, diretamente para o campus da Universidade. “As aulas presenciais são muito melhores. Não me adaptei às aulas on-line e não via a hora de retornar presencialmente, principalmente porque este semestre vamos ter muitas aulas no laboratório, como de toxicologia e controle de análises clínicas”, contou ela, enquanto se deliciava com uma pipoca que recebeu quando chegou ao Campus.

A jovem, que estuda pela manhã e trabalha no período da tarde em uma farmácia de manipulação no centro de Criciúma, carrega, além dos livros e cadernos, sua lancheira e a roupa de trabalho, materiais necessários para o cumprimento das atividades do dia. “Saio da Unesc, almoço e me troco no serviço. Minha rotina é corrida, mas é prazerosa. Gosto muito da área de manipulação e como estou trabalhando nessa área é uma grande oportunidade”, disse. Ela pretende se especializar cada vez mais e fazer mestrado. “Não vejo a hora de pegar o meu diploma, mas não pretendo parar. Quero me especializar e fazer um mestrado. A Unesc abre muitos caminhos e é um local de muitas oportunidades”, sublinhou. A sua formatura está agendada para início de 2023.

Preparação intensa para um retorno histórico

Os corredores cheios são motivo de imensa alegria para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Para ela, que esperou ansiosamente pelo dia que fosse possível promover este reencontro, ver os alunos retornando às salas de aula traz o sentimento de alegria e superação. “São os estudantes que conferem vida ao campus. São para eles que dedicamos nossas atenções para dias melhores. Embora estejamos num período de transição dessa crise epidemiológica, nós superamos os momentos mais difíceis com todos os cuidados necessários num Campus absolutamente organizado com processos pedagógicos muito qualificados”, destaca.

A data na qual os espaços voltam a ser ocupados pelos acadêmicos, conforme a reitora, entra para a história de quase 54 anos da Universidade. “Esse dia ficará marcado na história da Instituição e da nossa gestão, que passa por momentos tão desafiadores junto aos nossos estudantes, professores, colegas e colaboradores. Além da alegria do retorno às aulas presenciais é o retorno à vida, à vida bem cuidada, à vida da Universidade, à vida dos processos formativos. É um dia que vai ficar na nossa história”, destacou a reitora.

Perceber a movimentação mais intensa nos corredores, para o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, traz à tona a sensação de energia e novidade. “É como se fosse a primeira vez. Nosso sentimento é de um gostoso reencontro”, destaca. No momento de retorno, conforme Feldhaus, um dos grandes diferenciais que espera os acadêmicos é a implementação do projeto da Graduação Multi, no qual os alunos que chegam terão contato com a resolução de problemas reais desde a primeira fase. “Os estudantes que retornam de fato ao campus estarão envolvidos com situações problema que perpassam a sociedade por meio da universidade, sendo ponto de partida da formação. Experiência e aprendizagem como centro da formação do nosso acadêmico”, pontua.

Para que a retomada das atividades em ritmo acelerado e presencial seja seguro para todos os envolvidos, uma das grandes preocupações da Universidade se volta aos cuidados de biossegurança. A palavra de ordem para o sucesso também neste sentido, conforme a pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, é o diálogo. “Essa é sempre nossa principal ferramenta de resolução de assuntos na Universidade. Temos um amplo diálogo com estudantes e professores sobre a importância da biossegurança para todos os envolvidos neste grande universo que é a Unesc”, acrescenta.

A felicidade é compartilhada também pelas lideranças estudantis. Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vitor Teixeira, é nítida a alegria dos acadêmicos com o retorno ao Campus. “Sentimos um brilho no olhar de quem está retornando para a sala de aula e para aquilo que serve a nossa Universidade, que é estar presente e construindo a educação de forma presencial. Nós vemos nos olhos dos acadêmicos a felicidade e a possibilidade de construir um futuro aqui dentro também. Estamos muito contentes”, comentou ele, lembrando ainda da disponibilidade de vacinas, no campus, para os acadêmicos. “Se vacinar é cuidar do próximo. Fomos atrás, conseguimos a vacina no campus e estamos retornando de forma ainda mais segura. Eu mesmo aproveitei para tomar a terceira dose aqui”, enfatiza.

Suporte

Os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de participar das aulas presenciais devem acessar as coordenações dos cursos e apresentar requerimento com justificativa para permanência de modo remoto síncrono. Nestes casos, avaliados pelas coordenações dos cursos, os estudantes devem acompanhar as aulas ao vivo de forma remota.

Matrículas seguem abertas

Apesar de o pontapé inicial já ter sido dado, ainda é possível garantir o ingresso nos cursos de graduação da Unesc. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac), que atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 8h30 às 19h. A equipe está disponível para esclarecimentos sobre o retorno, para atendimentos referentes à renegociação e demais informações sobre matrículas e rematrículas.

Os acadêmicos de cursos em modelo de Educação à Distância (EAD) ou híbridos (semipresenciais) iniciarão as atividades em 2 de março.

Os corredores da Unesc ganharam um colorido especial nesta segunda-feira (21/2). Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, com aulas virtuais e híbridas, os 13 mil alunos da Universidade retornaram para as salas de aula de forma presencial. A máscara e o álcool em gel para higienização constante das mãos vão fazer parte da rotina dos acadêmicos, mas com um novo incremento: o contato visual com o professor e com os colegas de turma, algo esperado por muitos estudantes ao longo de todo esse tempo. Para garantir a segurança de todos, a estrutura da Universidade foi preparada para receber os calouros e veteranos dos 42 cursos de graduação, seguindo as recomendações dos órgãos competentes e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do retorno das atividades presenciais.

Isabel Valim, de 26 anos, é moradora do bairro Cidade Mineira, em Criciúma, e saiu de casa cedinho para a sua primeira aula do tão sonhado curso, a Psicologia. No seu primeiro dia de aula como acadêmica da Unesc, ela contou com o apoio do esposo para levá-la até a Universidade e dos monitores para orientar sobre o local de aula.  “Estou muito feliz, pois sinto a necessidade de aprender mais e sei que aqui vou poder adquirir todos os conhecimentos necessários para a minha carreira”, contou ela com os olhos brilhando.

Isabel, que gosta também da confeitaria, começou as aulas no Bloco S. Enquanto caminhava para a sua sala ela observava cada detalhe feito pelos funcionários e pela direção da Universidade. “Quero aprender mais por mim. Estou muito ansiosa com o que me espera. Vou estudar pela manhã e à tarde vou continuar fazendo os bolos, doces e tortas que tanto gosto também. Poder conciliar essas duas paixões é gratificante”, disse, enquanto carregava o seu caderno que vai receber nas suas lindas e traçadas linhas, uma nova história.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica os espaços da Universidade também seguem com sinalização e monitoramento para evitar aglomerações, além de mapas e monitores para dar todo o suporte aos calouros e veteranos.

Rotina que ganha novo combustível

A jovem Hellen da Silva Berti, 22 anos, está na nona fase do curso de Farmácia e todos os dias ela vem do seu bairro, o Verdinho, em Criciúma, para realizar o seu grande sonho. Para este ano, a felicidade de estar em sala de aula tomou conta da jovem, que pega o ônibus por volta das 7h20 em seu bairro, diretamente para o campus da Universidade. “As aulas presenciais são muito melhores. Não me adaptei às aulas on-line e não via a hora de retornar presencialmente, principalmente porque este semestre vamos ter muitas aulas no laboratório, como de toxicologia e controle de análises clínicas”, contou ela, enquanto se deliciava com uma pipoca que recebeu quando chegou ao Campus.

A jovem, que estuda pela manhã e trabalha no período da tarde em uma farmácia de manipulação no centro de Criciúma, carrega, além dos livros e cadernos, sua lancheira e a roupa de trabalho, materiais necessários para o cumprimento das atividades do dia. “Saio da Unesc, almoço e me troco no serviço. Minha rotina é corrida, mas é prazerosa. Gosto muito da área de manipulação e como estou trabalhando nessa área é uma grande oportunidade”, disse. Ela pretende se especializar cada vez mais e fazer mestrado. “Não vejo a hora de pegar o meu diploma, mas não pretendo parar. Quero me especializar e fazer um mestrado. A Unesc abre muitos caminhos e é um local de muitas oportunidades”, sublinhou. A sua formatura está agendada para início de 2023.

Preparação intensa para um retorno histórico

Os corredores cheios são motivo de imensa alegria para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Para ela, que esperou ansiosamente pelo dia que fosse possível promover este reencontro, ver os alunos retornando às salas de aula traz o sentimento de alegria e superação. “São os estudantes que conferem vida ao campus. São para eles que dedicamos nossas atenções para dias melhores. Embora estejamos num período de transição dessa crise epidemiológica, nós superamos os momentos mais difíceis com todos os cuidados necessários num Campus absolutamente organizado com processos pedagógicos muito qualificados”, destaca.

A data na qual os espaços voltam a ser ocupados pelos acadêmicos, conforme a reitora, entra para a história de quase 54 anos da Universidade. “Esse dia ficará marcado na história da Instituição e da nossa gestão, que passa por momentos tão desafiadores junto aos nossos estudantes, professores, colegas e colaboradores. Além da alegria do retorno às aulas presenciais é o retorno à vida, à vida bem cuidada, à vida da Universidade, à vida dos processos formativos. É um dia que vai ficar na nossa história”, destacou a reitora.

Perceber a movimentação mais intensa nos corredores, para o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, traz à tona a sensação de energia e novidade. “É como se fosse a primeira vez. Nosso sentimento é de um gostoso reencontro”, destaca. No momento de retorno, conforme Feldhaus, um dos grandes diferenciais que espera os acadêmicos é a implementação do projeto da Graduação Multi, no qual os alunos que chegam terão contato com a resolução de problemas reais desde a primeira fase. “Os estudantes que retornam de fato ao campus estarão envolvidos com situações problema que perpassam a sociedade por meio da universidade, sendo ponto de partida da formação. Experiência e aprendizagem como centro da formação do nosso acadêmico”, pontua.

Para que a retomada das atividades em ritmo acelerado e presencial seja seguro para todos os envolvidos, uma das grandes preocupações da Universidade se volta aos cuidados de biossegurança. A palavra de ordem para o sucesso também neste sentido, conforme a pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, é o diálogo. “Essa é sempre nossa principal ferramenta de resolução de assuntos na Universidade. Temos um amplo diálogo com estudantes e professores sobre a importância da biossegurança para todos os envolvidos neste grande universo que é a Unesc”, acrescenta.

A felicidade é compartilhada também pelas lideranças estudantis. Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vitor Teixeira, é nítida a alegria dos acadêmicos com o retorno ao Campus. “Sentimos um brilho no olhar de quem está retornando para a sala de aula e para aquilo que serve a nossa Universidade, que é estar presente e construindo a educação de forma presencial. Nós vemos nos olhos dos acadêmicos a felicidade e a possibilidade de construir um futuro aqui dentro também. Estamos muito contentes”, comentou ele, lembrando ainda da disponibilidade de vacinas, no campus, para os acadêmicos. “Se vacinar é cuidar do próximo. Fomos atrás, conseguimos a vacina no campus e estamos retornando de forma ainda mais segura. Eu mesmo aproveitei para tomar a terceira dose aqui”, enfatiza.

Suporte

Os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de participar das aulas presenciais devem acessar as coordenações dos cursos e apresentar requerimento com justificativa para permanência de modo remoto síncrono. Nestes casos, avaliados pelas coordenações dos cursos, os estudantes devem acompanhar as aulas ao vivo de forma remota.

Matrículas seguem abertas

Apesar de o pontapé inicial já ter sido dado, ainda é possível garantir o ingresso nos cursos de graduação da Unesc. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac), que atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 8h30 às 19h. A equipe está disponível para esclarecimentos sobre o retorno, para atendimentos referentes à renegociação e demais informações sobre matrículas e rematrículas.

Os acadêmicos de cursos em modelo de Educação à Distância (EAD) ou híbridos (semipresenciais) iniciarão as atividades em 2 de março.

 (Fotos: Daniela Savi/Maikol Cardoso/ AgeCom)

Deixe seu comentário: