Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Içara: Faltas em consultas resultam a quase 8.000 atendimentos não realizados

Compartilhe:
consultorio-icara-joao-gabriel

Dados foram apurados considerando sete serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS)

Uma das principais reclamações que são relatadas pela população é a demora em receber atendimento em algum serviço do SUS. Mas essa fila, que acaba se formando, poderia ser evitada se muitas das pessoas que faltam as consultas avisassem. Dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que durante os primeiros meses do ano, foram 7.798 faltas, de um total de 76.920 consultas agendadas.

Foram divulgados dados de consultas médicas agendadas pela Atenção Básica, consultas odontológicas, pediátricas, atendimentos de fisioterapia pelo Cefito, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Especialidades Odontologicas (CEO) e relacionadas ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), que correspondem aos atendimentos de urologia, reumatologia, endocrinologia, proctologia, gastroenterologia, cardiologia, nefrologia, neurologia geral, neurologia pediátrica, otorrino, nutricionista, dermatologia, angiologia, cirurgia pediátrica, ortopedia e cirurgia geral.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o absenteísmo impacta negativamente no atendimento à população. “Com isso acarreta prejuízo aos próprios usuários do SUS, prolongando o tempo de espera entre a consulta e o agendamento. Cada falta sem justificativa antecipada é vaga de outra pessoa que está sendo tirada”, comentou.

Entre os números apurados, os que mais chamam atenção, estão voltados para o atendimento do Ambulatório de Saúde Mental, que abrange os atendimentos de psiquiatria e psicologia, tanto adulto, quanto infantil. Desses, foram marcados 3.780 consultas, com uma falta de 840 pacientes. “É importante a conscientização, tem que haver uma relação de empatia, sabendo que esta vaga perdida prejudica outra pessoa que poderia ser beneficiada com o agendamento”, completou a secretária.

Para colaborar com a diminuição de filas, o paciente que não puder comparecer a consulta, deverá fazer o cancelamento em até 48 horas antes. O cidadão deverá procurar a Unidade de Saúde, ou telefonar para a secretária de Saúde para avisar que não poderá comparecer. O telefone da secretária é o 3431-3734 ou 3431-3700.

Redação – Giovane Marcelino 

 

Deixe seu comentário: