Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Aprender é saudável: escolas municipais de Criciúma realizam mais de 13 mil avaliações nutricionais

Compartilhe:
aprender-e-saudavel-foto-lucas-sabino

Programa é idealizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde e desenvolve ações de combate a obesidade e sobrepeso

Trabalhar o individual e o coletivo dos estudantes, esta é a função do projeto Aprender é Saudável. Lançado em maio deste ano, a iniciativa alia ações das Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Criciúma, voltadas para o combate da obesidade e sobrepeso. Os estudantes têm atividades voltadas ao incentivo para uma alimentação mais saudável e a prática esportiva. Este ano, cada escola trabalhou de diversas maneiras o tema, desde da cultivação de hortas até projetos voltados para os alimentos.

Na área da Saúde, os profissionais das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram 13 mil avaliações dos alunos entre 5 e 14 anos, totalizando 90% das escolas. “São verificados peso e altura dos alunos. Os estudantes que apresentarem uma alteração começam a ter um acompanhamento com equipe da unidade referência da escola. Tivemos 50% das escolas com fluxo de consultas para obesidade e sobrepeso, que ocorrem bimestral e trimestral com o acompanhamento dos pais”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição, Ana Paula Aguiar.

A Educação ficou com a parte de desenvolver atividades voltadas para o coletivo dos estudantes, que possam trabalhar alimentação saudável e a prática de exercícios. “Trabalhamos o coletivo, voltados para a educação alimentar e nutricional e exercícios físicas dos alunos. Para controlar a obesidade infantil não depende só da Saúde ou da Educação, é um trabalho que precisa ser feito em conjunto e os resultados aparecerão a longo prazo”, explica coordenadora administrativa da Secretaria de Educação, Celia Topanotti Lima Valim.

As escolas contam ainda com uma equipe de multiplicadores, que é formada por um profissional de Educação Física e alguém da diretoria da unidade escolar, que fazem formações com os professores e também percebem o que é preciso ser feito no programa. Conforme a coordenadora, cada escola escolhe o seu método de ensino baseando nestas formações. Este ano ocorreram cinco formações, sendo uma o Dia do Desafio, que durante o dia tinham atividades físicas com duração de 15 minutos.

Novas metas

O programa continuará nas escolas para o próximo ano, mas as coordenadoras afirmam que em 2020, a ideia é aproximar os pais dos alunos no programa e das atividades.

Aquisições

Para melhorar os atendimentos da parte da saúde, foram adquiridas 48 balanças e 48 estadiômetros portáteis para todas as UBSs do município.

Redação – Ana de Mattia
Foto –  Lucas Sabino

Deixe seu comentário: