Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Comitê pretende diminuir índice de transmissão de HIV e sífilis de mãe para bebê

Compartilhe:
criacao-do-comite-hiv-sifilis-2

Membros do Comitê de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis se reuniram pela primeira vez

A Prefeitura Municipal de Criciúma aprovou, por meio do decreto SG/nº 258/18, de 2 de março de 2018, a criação do Comitê de Transmissão Vertical do HIV e Sífilis no município. Vinculado à Secretaria de Saúde, através do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha), o comitê se reuniu pela primeira vez no fim da última semana.

O órgão foi formado por representantes da Gerência da Atenção Básica, Hospitais São José, São João Batista, Unimed e Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) Vigilância em Saúde, Programas de Hepatites Virais e Tuberculose, Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), Unidade Referência em Saúde da Mulher.

Segundo a coordenadora do Pamdha, Patrícia Oenning, em 2016 o município registrou seis óbitos de bebês por sífilis congênita. “São bebês que já nasceram com uma doença que poderia ser evitada durante todo o pré-natal. Mesmo que a mãe tenha, o bebê não precisa ter. Esse é o objetivo do comitê, reunir um grupo de pessoas específicas que vão estudar e discutir os casos para impedir que se repitam”, explica.

A criação do comitê foi baseada no Boletim Epidemiológico HIV/Aids e Sífilis de 2015, que aponta, em nível nacional, uma taxa de detecção de Aids de 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Em Criciúma, a taxa é de 39,6. “É um passo importante para erradicar os casos no município. Vamos analisar dados para encontrar as falhas, descobrir onde está o problema para poder intervir”, ressalta Patrícia.

Redação – Vivian Sipriano

Deixe seu comentário: