Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Criciúma passa a contar com Grupo de Gestantes Permanente

Compartilhe:
criciuma-passa-a-contar-com-grupo-de-gestantes-permanente-foto-de-divulgacao-decom

Atividades acontecerão uma vez por mês, de forma gratuita

Com o objetivo de promover informação e cuidado humanizado para as mulheres do município, Criciúma passará a contar com um Grupo de Gestantes Permanente a partir da próxima semana. Os encontros serão voltados a assuntos como gestação, pós-parto e amamentação, vinculados ao acompanhamento pré-natal da gestante, de forma gratuita. Os aulões acontecerão toda segunda quinta-feira do mês, às 17h30, no Centro Multiuso Afasc, localizado no Parque das Nações, no bairro Próspera.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Rede Cegonha Criciúma, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), doulas, voluntários para gestantes e acompanhantes de Criciúma e região. De acordo com a fisioterapeuta pélvica responsável pelo Grupo de Gestantes, Francielle Silvano Cardozo Lemos, não haverá período de inscrição para as práticas. O grupo será aberto exclusivamente para as gestantes que realizam pré-natal no HMISC e na rede de Atenção Básica, Especializada e Particular de Criciúma e região.

O foco é a prevenção, promoção da saúde da mulher e a qualidade no atendimento durante as vivências da maternidade, do pré-natal a fase de amamentação. “Acreditamos que integrando hospital, doulas da região, atenção básica e especializada, alcançaremos uma abrangência maior na promoção de saúde das gestantes e puérperas. A participação no grupo é de extrema importância para que todas obtenham um parto seguro, da melhor forma, considerando os aspectos físicos e emocionais”, conta Francielle.

Segundo a fisioterapeuta, os encontros vão abordar três temas intercalados. O primeiro será “Gestação e Parto”, no dia 14 de setembro, voltado ao pré-natal, autocuidados na gestação e trabalho de parto. No dia 19 de outubro, o tema será “Puerpério e Amamentação”, com aulas sobre a hora dourada, exterogestação, aleitamento materno normal, complicações no aleitamento e cuidados com o recém-nascido.

No dia 9 de novembro, o encontro será dedicado a uma sessão de pinturas gestacionais, conhecida como ultrassom natural, junto com práticas integrativas e complementares com as gestantes e acompanhantes. Em dezembro, o grupo iniciará um novo ciclo, retornando ao tema de “Gestação e Parto”.

Importância do pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento médico que a gestante realiza, desde os primeiros meses da gravidez. Esse período é fundamental para a prevenção de complicações durante a gestação e detecção de patologias, tanto para a mãe, como para o bebê. De acordo com Francielle, um dos itens mais importantes para alcançar uma gestação, um parto e uma maternidade mais leve, feliz e saudável é a procura por informação.

“É essencial que a gestante conheça os processos pelo qual está passando e passará, aprender a observa-se, cuidar-se e contar com profissionais de confiança. É para isso que o Grupo de Gestantes Municipal foi criado, para trazer informações de qualidade e para vincular as gestantes aos profissionais que irão acompanhá-las. Um bom pré-natal, com cuidado, atenção e conhecimento são itens que não podem faltar na mala da gestante”, finalizou a fisioterapeuta pélvica.

 

Texto: Eduarda Salazar

Foto: Divulgação/Decom

Deixe seu comentário: