Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

No Dia Mundial do Lúpus, médico do HSJosé esclarece sobre a doença

Compartilhe:
manchas-vermelhas-sao-sintomas-do-lupus

Data lembrada em 10 de maio reforça a importância do diagnóstico e tratamento contínuo

No dia 10 de maio é lembrado mundialmente o Dia do Lúpus. Uma data criada com o principal objetivo de desmistificar a doença, chamar atenção sobre o impacto que ela causa na vida dos pacientes, promover o diagnóstico precoce e incentivar as pesquisas e desenvolvimento de tratamentos para o Lúpus Eritematoso Sistêmico. Somente no Brasil, segundo da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a estimativa é que 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença, a maioria mulheres. De acordo com os dados, estima-se que 1 em cada 1.700 mulheres tenha a doença.

“O Lúpus é uma doença inflamatória crônica imunomediada, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos rapidamente ou de forma mais lenta e progressiva. Pode ocorrer em qualquer idade, raça ou sexo, sendo mais comum em mulheres. Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação, o paciente com Lúpus pode ter diferentes sinais e sintomas em diferentes orgãos”, explica o Reumatologista do Hospital São José de Criciúma, dr. Marcus Resmini (CRM – 18431 | RQE – 15928).

De acordo com o especialista, os sintomas mais comuns são lesões de pele, dor e inchaço nas articulações, febre, emagrecimento e fadiga. Outros sintomas como anemia, inflamação da pleura, dos rins ou pulmões podem ocorrer.

Diagnóstico da doença

A causa do Lupus ainda é desconhecida. “Acredita-se que os fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica do paciente e investigação laboratorial com exames de sangue e urina. Por ser uma doença crônica, o acompanhamento médico é feito de forma regular. A evolução clínica dos pacientes é variável, podendo ocorrer controle completo dos sintomas com tratamento ou mesmo persistência de alguns sintomas, dependendo do tipo de acometimento apresentado pelo paciente”, explica o reumatologista.

Segundo o médico, a evolução natural do Lúpus, se caracteriza por períodos de maior e menor atividade (com quantidade maior ou menor de sintomas). “Por isso é muito importante seguir o tratamento de forma correta e sempre com o acompanhamento médico. Quando o paciente faz o uso regular dos medicamentos é um grande auxílio na manutenção da doença sob controle. Se isso não ocorre, é facilitada, e muito, a reativação da doença.

Cuidados durante o tratamento

Além do tratamento com remédios, os pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico devem manter os cuidados especiais com a saúde, incluindo atenção com a alimentação, prática de atividade física e evitar condições que provoquem estresse. Essas ações são fundamentais, já que auxiliam a controlar as atividades inflamatórias do organismo, ajudam o sistema imunológico e minimizam os efeitos colaterais dos medicamentos.

Jéssica Pereira – Assessora de Comunicação

Deixe seu comentário: