Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Oficina forma Embaixadores da Justiça Climática em Forquilhinha

Compartilhe:
maos-plantio

O projeto organizado pela Câmara de Vereadores reuniu estudantes de cinco escolas da cidade

A quinta-feira, 19, foi especial para 60 alunos de cinco escolas de Forquilhinha. O cenário escolhido foi uma combinação perfeita com o tema trabalhado durante todo o dia. O Parque Ecológico São Francisco de Assis recebeu um movimento mundial chamado de “Greve Geral pelo Clima”, que faz parte de um apelo pelo plantio de árvores, aprovado pela ONU. A ação na cidade foi organizada pela Câmara de Vereadores que trouxe, em parceria com Fundação Ambiental, a Fundação Alemã Plant For The Planet.

O objetivo da atividade, intitulada de Academia, era despertar nas crianças e adolescentes o desejo de fazer a diferença quando se trata de meio ambiente. E esse papel foi cumprido. “Tem muitas pessoas que só se importam com o ambiente em que vivem, mas a gente precisa se preocupar com todo o planeta. O pouco que a gente faz pode se transformar em muito”, ressaltou a estudante de apenas 12 anos, Maria Helena Goulart.

Todos esses estudantes que passaram pela capacitação receberam um certificado de “Embaixadores da Justiça Climática” e a missão deles não para por aqui, como explica o coordenador de projetos da Plant For The Planet, o alemão Lutz Michaelis. “Agora, esses embaixadores vão desenvolver projetos ambientais lá dentro de suas escolas, compartilhando o que eles aprenderam nessa Academia com seus colegas, fazendo dessa forma com que a ideia se multiplique”, garantiu Lutz.

A Academia foi finalizada com o plantio de 80 árvores nativas dentro do Parque. Cada uma delas tem uma placa que identifica a planta e o Embaixador responsável por ela. O presidente da Câmara de Vereadores, Maciel Da Soler, avalia a ação de forma muito positiva. Além de toda questão ambiental envolvida, outro ganho importante foi a aproximação da cidade com a Alemanha. “Podemos dizer que Forquilhinha foi colocada no mapa do mundo com esta ação, já que o movimento é vinculado a ONU”, frisou Da Soler.

A missão 

Todo esse movimento iniciou com um menino de 9 anos na Alemanha e a ideia já se espalhou por todo mundo. Estudantes de 9 a 14 anos recebem o título de Embaixadores da Justiça Climática e são eles que espalham o projeto, por meio das escolas. Em Forquilhinha, os trabalhos foram conduzidos por dois Embaixadores de escolas de Araranguá que já passaram por esse treinamento. A Yasmin Theisen de Figueiredo, de apenas 13 anos, recebeu o certificado em 2017 e agora faz questão de participar das oficinas realizadas pela região. “Ser Embaixador significa ter uma responsabilidade, um dever de plantar mais árvores e espalhar essa ideia o máximo possível. Tudo isso pra gente conseguir melhorar a terra onde nós vivemos e evitar desastres naturais no futuro”, finalizou Yasmin.

Redação – Eliane Gonçalves
Foto – Eliane Gonçalves 

Deixe seu comentário: