Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Pessoas com Fibromialgia recebem documento de atendimento preferencial em Forquilhinha

Compartilhe:
pessoas-com-fibromialgia-atendimento-preferencial-em-forquilhinha-18

A lei municipal nº 2422/19 dispõe a quem tem fibromialgia os mesmos direitos dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência

O município de Forquilhinha iniciou a entrega de documentos que confere o atendimento preferencial para as pessoas diagnosticadas com fibromialgia. A lei nº 2422/19 aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Dimas Kammer, dispõe a quem tem fibromialgia os mesmos direitos dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Os primeiros documentos em formato de carteirinha foram entregues nesta quarta-feira, 12, pelo prefeito Dimas Kammer, acompanhado do vice Félix Hobold, secretária-adjunta da Saúde, Maria Teresa de Aguiar Scaini, vereador Célio Elias e da delegada/líder voluntária da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro), Flávia Mesquita.

As mulheres Cristina Valéria, Divanilda Cunha da Silva e Nazarena André Miranda foram beneficiadas com a ação. Para elas, é um passo importante para a sociedade compreender sobre as limitações provocadas pela fibromialgia. “Sofro com dores há 20 anos e já passei por 19 cirurgias. Somente há dois anos um médico conseguiu descobrir o motivo de tanta dor. Agradeço ao município pela contribuição relevante para nós”, disse a Divalnilda.

Os poderes executivo e legislativo de Forquilhinha se uniram em prol das pessoas que sofrem com a doença. “Infelizmente ainda não descobriram a cura da fibromialgia, mas há meios de melhorar a qualidade de vida. A nossa ação traz um pouco mais de conforto para as pessoas que lutam contra a dor”, comenta o prefeito Dimas Kammer. “Antigamente achavam que quem reclamava disso queria uma desculpa para ficar em casa. Hoje já se sabe mais a respeito e o sofrimento que elas passam”, acrescenta o vereador Célio Elias.

A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. “Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos”, esclarece a líder voluntária da Anfibro, Flávia Mesquita.

A lei nº 2422/19 também estabeleceu o dia 12 de maio como o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia em Forquilhinha. As pessoas diagnosticadas com a doença no município e interessadas em ter acesso aos benefícios, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde para orientações de como receber a carteirinha. Mais informações no telefone (48) 3463 1082, das 7 às 12 horas.

Redação –  Filipe Casagrande

Deixe seu comentário: