Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Unesc leva orientações sobre o uso racional de medicamentos para a população

Compartilhe:
dsc_0031

Atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos.

Onde você guarda os seus medicamentos? Eles estão em locais seguros das crianças? Você está tomando os remédios pelo período e na dosagem recomendada? Estas e outras perguntas foram feitas por estudantes e professores do curso de Farmácia da Unesc nessa sexta-feira (4), para quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma. O local recebeu uma ação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que levou orientação e serviços para comunidade.

A professora Lúcia Moreira de Almeida, foi uma das pessoas que aproveitou para tirar dúvidas e cuidar da saúde durante a ação realizada pelo curso de Farmácia da Universidade. “É muito interessante ter oportunidades como esta. Ajuda a comunidade e promove a saúde”, afirmou ela, que é egressa de Artes Visuais da Unesc.

Arlete Ricardo, também moradora de Criciúma, recebeu orientações e fez o teste de tipagem sanguínea. “Passei por aqui e fui abordada por um dos alunos, que explicou a atividade e me convidou para participar. Meu filho é autista e nós já utilizamos os serviços das Clínicas Integradas. A ação da Unesc na comunidade é muito importante”.

A atividade foi pensada com muito cuidado pelos alunos e professores da primeira fase do curso de Farmácia. Eles se reuniram em grupos e pensaram atividades lúdicas e interativas para falar sobre o tema. “O farmacêutico trabalha diretamente com o público. Hoje aqui, conversamos com pessoas que tinham necessidades e dúvidas diferentes. Foi um contato proveitoso e de muito aprendizado”, afirma a acadêmica Carine Alves.

Dados preocupantes

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam mais de 1 milhão de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, os dados são preocupantes. “Grande parte da população não usa corretamente os medicamentos, e isso pode causar sérios riscos à saúde. O uso de medicamentos sem orientação pode ser fatal”, comentou.

O uso racional de medicamentos é definido pela OMS como um processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, preços acessíveis e o armazenamento das substâncias em condições adequadas.  No entanto, a organização estima que no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inapropriada.

Redação – Milena Nandi

Deixe seu comentário: